AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.

1.
Problema: Vamos analisar o espectro de emissão de um corpo negro e verificar se a distribuição de energias emitidas em função do comprimento de onda obedece à Lei de Stefan Boltzmann realizando um experimento no Laboratório Virtual. Para isso, execute a seguinte sequência de atividades:

Gestão de Erros

a) Escolha a opção "experimento com montagem";

b) Monte um circuito elétrico para acender a lâmpada e variar sua intensidade de acordo com o esquema abaixo:


c) Clique na chave "liga-desliga" para fechar o circuito que acende a lâmpada de filamento incandescente;

d) Varie a tensão aplicada ao filamento clicando no botão da fonte de tensão, desde o valor mínimo até o máximo (4 V a 13 V, de 1 em 1V) e leia os valores de tensão no voltímetro ligado à lâmpada, intensidade de corrente elétrica que percorre o filamento no amperímetro e temperatura do filamento. Para ver a temperatura clique na "lupa" do analisador de espectro. Anote o valor da temperatura correspondente.

e)Clique na "lupa"para ver a curva correspondente ao espectro da radiação emitida pela lâmpada, isto é, a intensidade da luz emitida para cada comprimento de onda.

f) Clique na "lupa" para ver a área da figura sob a curva encontrada. Anote esse valor.

g) Repita a seqüência de atividades de d até f pelo menos cinco vezes, para valores diferentes de tensão aplicada ao filamento.

Para verificar se a lâmpada obedece à Lei de Stefan-Boltzmann, precisamos conferir se a intensidade total da luz emitida pela lâmpada é proporcional à T4.

Para isso:
I - Construa uma tabela com três colunas de modo que na primeira coluna sejam listados os valores das áreas obtidas, na segunda coluna as temperaturas correspondentes e na terceira coluna calcule os valores de T4.
II- Faça um gráfico em papel milimetrado (ou num software gráfico como o excel) de Área x T, isto é, coloque os valores de Área no eixo y e de T no eixo x;
III - Faça um gráfico de Área x T4, isto é, coloque os valores de Área no eixo y e de T4 no eixo x;
IV - Explique como os resultados obtidos permitem conferir a Lei por Stefan Boltzmann.




2.
Problema: Neste problema faremos uma nova verificação da Lei de Stefan Boltzmann. Para isso execute a seguinte seqüência de atividades:

a)Retome o Laboratório Virtual e escolha a opção "experimento com montagem";

b) Monte um circuito elétrico para acender a lâmpada e variar sua intensidade de acordo com o esquema abaixo:


Gestão de Erros



b) Clique na chave "liga-desliga" para fechar o circuito que acende a lâmpada de filamento incandescente;

c) Varie a tensão aplicada ao filamento clicando no botão da fonte de tensão, desde o valor mínimo até o máximo (4 V a 13 V, de 1 em 1V) e leia os valores de tensão no voltímetro ligado à lâmpada, intensidade de corrente elétrica que percorre o filamento no amperímetro e temperatura do filamento. Para ver a temperatura clique na "lupa" do analisador de espectro. Anote o valor da temperatura correspondente.

d)Clique na "lupa"para ver a curva correspondente ao espectro da radiação emitida pela lâmpada, isto é, a intensidade da luz emitida para cada comprimento de onda.

e)Na curva, procure o valor do comprimento de onda correspondente ao pico da curva, isto é, com maior intensidade de luz. Anote o valor do comprimento de onda.

f) Repita a seqüência de atividades de c até e pelo menos cinco vezes.

Para verificar se a lâmpada obedece à Lei de deslocamento de Wien, precisamos conferir se o pico da curva se desloca de modo que lmax diminui quando T aumenta, isto é, se são inversamente proporcionais.

I - Construa uma tabela com três colunas de modo que na primeira coluna sejam listados os valores dos comprimentos de onda correspondentes aos picos, lmax , na segunda coluna as temperaturas correspondentes e na terceira coluna calcule os valores de 1/T;

II - Faça um gráfico em papel milimetrado (ou num software gráfico como o excel) de lmax x T, isto é, coloque os valores de lmax no eixo y e de T no eixo x;

III - Faça um gráfico de lmax x 1/T, isto é, coloque os valores de lmax no eixo y e de 1/T no eixo x;

IV - Explique como os resultados obtidos permitem conferir a Lei de deslocamento de Wien.


DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio:Retirado de: http://www.if.ufrgs.br/~betz/iq_XX_A/radTerm/pRadTermText.htm
A teoria clássica da radiação de corpo negro apresentava aspectos paradoxais que levaram os físicos do século XIX a falar de "catástrofe do ultravioleta". Explique a natureza da catástrofe e como ela é evitada na teoria de Planck.

Gestão de Erros  
 

2.

Desafio: Retirado de: http://www.inep.gov.br/download/enc/2000/provas/Fisica-Prova1.pdf

(Mec-Enc 2000) Em 1900, Max Planck apresenta à Sociedade Alemã de Física um estudo, onde, entre outras coisas, surge a idéia de quantização. Em 1920, ao receber o prêmio Nobel, no final do seu discurso, referindo-se às idéias contidas naquele estudo, comentou: "O fracasso de todas as tentativas de lançar uma ponte sobre o abismo logo me colocou frente a um dilema: ou o quantum de ação era uma grandeza meramente fictícia e, portanto, seria falsa toda a dedução da lei da radiação, puro jogo de fórmulas, ou na base dessa dedução havia um conceito físico verdadeiro. A admitir-se este último, o quantum tenderia a desempenhar, na física, um papel fundamental... destinado a transformar por completo nossos conceitos físicos que, desde que Leibnitz e Newton estabeleceram o cálculo infinitesimal, permaneceram baseados no pressuposto da continuidade das cadeias causais dos eventos. A experiência se mostrou a favor da segunda alternativa."

(Adaptado de Moulton, F.R. e Schiffers, J.J. Autobiografia de la ciencia. Trad. Francisco A. Delfiane. 2 ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1986. p. 510)
O referido estudo foi realizado para explicar:


Gestão de Erros  
(A) a confirmação da distribuição de Maxwell-Boltzmann, de velocidades e de trajetórias das moléculas de um gás.

(B) a experiência de Rutherford de espalhamento de partículas alfa, que levou à formulação de um novo modelo atômico.

(C) o calor irradiante dos corpos celestes, cuja teoria havia sido proposta por Lord Kelvin e já havia dados experimentais.

(D) as emissões radioativas do isótopo Rádio-226, descoberto por Pierre e Marie Curie, a partir do minério chamado "pechblenda".

(E) o espectro de emissão do corpo negro, cujos dados experimentais não estavam de acordo com leis empíricas até então formuladas.

3.

Desafio: Retirado de: http://www.inep.gov.br/download/enc/2000/provas/Fisica-Prova1.pdf

(MEC-Enc 2000) No gráfico a seguir estão representadas três curvas que mostram como varia a energia emitida por um corpo negro para cada comprimento de onda, E(l), em função do comprimento de onda l, para três temperaturas absolutas diferentes: 1000 K, 1200 K e 1 600 K.
Com relação à energia total emitida pelo corpo negro e ao máximo de energia em função do comprimento de onda, pode-se afirmar que a energia total é:

(A) proporcional à quarta potência da temperatura e quanto maior a temperatura, menor o comprimento de onda para o qual o máximo de energia ocorre.

(B) proporcional ao quadrado da temperatura e quanto maior a temperatura, maior comprimento de onda para o qual o máximo de energia ocorre.

(C) proporcional à temperatura e quanto maior a temperatura, menor o comprimento de onda para o qual o máximo de energia ocorre.

(D) inversamente proporcional à temperatura e quanto maior a temperatura, maior o comprimento de onda para o qual o máximo de energia ocorre.

(E) inversamente proporcional ao quadrado da temperatura e quanto maior a temperatura, maior o comprimento de onda para o qual o máximo de energia ocorre.

Gestão de Erros  



4.
Desafio: Retirado de: http://www.portalimpacto.com.br/docs/00000RenanVestAula15QuantizacaoDeEnergia2.pdf

Conceitos e princípios físicos estão fortemente inseridos em nossa cultura. Isto se reflete em diversas composições musicais. Leia atentamente os fragmentos do poema de Gilberto Gil que consta a seguir e identifique os conceitos físicos que ele contém.

Quanta
Quanta do latim
Plural de quantum
Quando quase não há
Quantidade de se medir
Qualidade de se expressar
Fragmento infinitésimo
Quase que apenas mental
Quantum granulado no mel
Quantum ondulado no sal...

Com base na análise do texto acima e nos princípios físicos a ele relacionados, qual o significado físico da frase "Quando quase não há quantidade de se medir..."?


Gestão de Erros  
 

5.
Desafio: Retirado de: EISBERG,Robert; RESNICK, Robert. Física Quântica. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus Editora, 1983.

Um pêndulo de massa igual a 10g está suspenso por uma corda de 10 cm de comprimento. Suponha que a amplitude de oscilação seja suficientemente pequena para que possamos considerar um período constante para o pêndulo.

Gestão de Erros  


A frequência de oscilação do pêndulo é dada por



a) Fixando-se: g = 9.8 m/s2 e L = comprimento do fio em metros, obtenha o valor da frequência de oscilação do pêndulo (n).

b) Calcule a energia potencial do pêndulo para um ângulo q de 10o (veja a figura).

c) A energia do pêndulo diminui com os efeitos do atrito. Calcule a variação de energia do pêndulo segundo a teoria do quantum de energia de Planck para os osciladores.

d) Na prática, a variação de energia descontínua do pêndulo é observada? Explique.
 

QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.
Vestibular: Retirado de: http://www.unioeste.br/vestibular/2005/provas/Prova_Fisica.pdf

(Unioeste 2006) Sobre a teoria quântica, é correto afirmar que:

Gestão de Erros  
(01) o termo "Quanta" é sinônimo de "Quark", ambos representando subpartículas da estrutura do átomo.

(02) a emissão ou absorção de radiação pelo átomo é realizada em "pacotes" de energia denominados "Quanta".

(04) a energia dos "Quanta" pode ser calculada por E = h . f, onde E é a energia, h é a constante de Planck e f é a frequência da radiação.

(08) a quantização da energia tem origem nos trabalhos do físico alemão Max Planck, por volta do ano de 1900.

(16) o "Quantum" proposto por Planck confirmou a Teoria Clássica de que a energia é uma espécie de fluído, que passa continuamente de um átomo para outro durante as interações.

(32) o "Spin" e o "Quantum" possuem conceitos semelhantes, ambos representando a rotação do elétron em torno de seu eixo.

(64) com base na hipótese dos "Quanta", Albert Einstein elaborou, em 1905, uma nova teoria para a luz, considerando-a como um fluxo de corpúsculos chamados fótons.

Determine a soma dos valores indicados correspondentes às afirmativas corretas.



2.

Vestibular: http://www.portalimpacto.com.br/docs/00000RenanVestAula15QuantizacaoDeEnergia2.pdf

(UFRGS 1994) "De acordo com a teoria formulada em 1900 pelo físico alemão Max Planck, a matéria emite ou absorve energia eletromagnética de maneira.......... Emitindo ou absorvendo........., cuja energia é proporcional à .......... da radiação eletromagnética envolvida nessa troca de energia." Assinale a alternativa que, pela ordem, preenche corretamente as lacunas:

Gestão de Erros  
a) contínua - quanta - amplitude

b) descontínua - prótons - frequência

c) descontínua - fótons - frequência

d) contínua - elétrons - intensidade

e) contínua - nêutrons - amplitude