AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
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Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.

Problema: Vamos utilizar o Laboratório Virtual para determinar os comprimentos de onda das linhas visíveis do espectro de gases monoatômicos. O simulador apresenta os espectros de três elementos: Hidrogênio, Hélio e Mercúrio.

O espectro de cada elemento será observado no simulador através de um espectroscópio de rede de difração. A figura abaixo mostra um esquema do caminho da luz a partir da fonte F que contém o gás emissor de luz. As ondas luminosas oriundas da fonte F atravessam a rede cujas fendas são espaçadas de uma distância d, e espalham-se sobre o anteparo a uma distância D de acordo com a Lei de Young para a interferência de luz.




Gestão de Erros

De acordo com a lei, para que uma interferência construtiva ocorra no ponto P, isto é, para que uma linha de determinada cor do espectro apareça no ponto P, é necessário que

onde n é um número inteiro maior que 1 que indica a ordem do espectro (já que o espectro aparece repetidas vezes no anteparo) e q é o ângulo de espalhamento em relação ao feixe incidente. A distância d entre as fendas da rede de difração é obtida a partir da informação referente ao número de fendas por unidade de comprimento. O simulador disponibiliza duas redes: uma com 300 fendas por milímetro e outra com 600 fendas por milímetro. Então, em cada caso, basta fazer:

Na figura anterior, é possível perceber que o seno do ângulo de espalhamento é calculado fazendo

Portanto, ao observar o espectro, será necessário determinar a posição x de cada linha do espectro projetada na régua. Observe no simulador, que o zero da régua coincide com a posição da fonte.
A tabela a seguir apresenta os comprimentos de onda tabelados das linhas visíveis destes três elementos (1 Ao=10-10 m).

 

 

1.1 Para determinar os comprimentos de onda do Hidrogênio usando o simulador, execute as seguintes atividades:

a) escolha o gás Hidrogênio;

b) escolha a rede de difração de 300 fendas por mm;

c) posicione a rede de difração a uma distância D da fonte de luz e anote este valor;

d) ligue a fonte e observe as linhas do espectro projetadas na régua;

e) faça a medição da distância x entre cada uma das linhas e a fonte (x=0) e anote os valores numa tabela indicando a cor correspondente;

f) calcule o comprimento de onda de cada cor fazendo n=1 na Lei de Young.

onde

 

Cuidado com as conversões de unidades de medida! Procure converter as unidades de comprimento para metro e lembre-se que 1 angstron (Ao) corresponde a 10-10 m.

g) Compare os resultados obtidos com a tabela de comprimentos de onda catalogados para o Hidrogênio.

h) Repita todo o procedimento alterando a rede de difração para 600 fendas por mm e compare novamente os resultados.


1.2

Problema: Para determinar os comprimentos de onda do Hélio usando o simulador, repita as atividades de a até h e compare os resultados obtidos com a tabela de comprimentos de onda catalogados para o Hélio.

Gestão de Erros  


1.3

Problema: Para determinar os comprimentos de onda do Mercúrio usando o simulador, repita as atividades de a até h e compare os resultados obtidos com a tabela de comprimentos de onda catalogados para o Mercúrio.

Gestão de Erros  


DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio: Retirado de http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/fisica/faces_old/Cap.48.pdf

Por que a energia do átomo de hidrogênio é negativa? O que significa dizer que o sistema possui uma energia de ligação negativa?

Gestão de Erros  
 

2.

Desafio: Retirado de http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/fisica/faces_old/Cap.48.pdf

O que acontece com a energia à medida que aumentamos o número quântico da órbita?

Gestão de Erros  


3.

Desafio: Retirado de http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/fisica/faces_old/Cap.48.pdf

Qual é o nível de energia correspondente ao estado fundamental? Qual é a energia de ligação do elétron no átomo de hidrogênio quando ele se encontra no estado fundamental?

Gestão de Erros  

4.
Desafio: (ITA 2002) Sabendo que um fóton de energia 10,19 eV excitou o átomo de hidrogênio do estado fundamental (n=1) até o estado p, qual deve ser o valor de p? Justifique. Gestão de Erros  
 

5.
Desafio: (UFC 2003) Na figura a seguir, as flechas numeradas de 1 até 9 representam transições possíveis de ocorrer entre alguns níveis de energia do átomo de hidrogênio, de acordo com o modelo de Bohr. Para ocorrer uma transição, o átomo emite (ou absorve) um fóton cuja energia (hc/l) é igual a |DE| (h é a constante de Planck, c é a velocidade da luz no vácuo, l é o comprimento de onda do fóton e DE é a diferença de energia entre os dois níveis envolvidos na transição). Suponha que o átomo emite os fótons X e Y, cujos comprimentos de onda são, respectivamente,
l
x = 1,03 x 10-7 m e ly = 4,85 x 10-7 m. Quais são as transições corretamente associadas às emissões desses dois fótons (use h = 4,13 x 10-15 eV.s e c = 3,0 x 108 m/s)?

Gestão de Erros  



6.
Desafio: ITA - 2003) Utilizando o modelo de Bohr para o átomo, calcule o número aproximado de revoluções efetuadas por um elétron no primeiro estado excitado do átomo de hidrogênio, se o tempo de vida do elétron, nesse estado excitado, é de 10-8 s. São dados: o raio da órbita do estado fundamental é de 5,3 x 10-11 m e a velocidade do elétron nesta órbita é de 2,2 x 106 m/s .


Gestão de Erros  
a) 1 x 106 revoluções.

b) 4 x 107 revoluções.

c) 5 x 107 revoluções.

d) 8 x 106 revoluções.

e) 9 x 106 revoluções.



QUESTÕES DE VESTIBULAR


1.
Vestibular: (UFRS - 2002) Os modelos atômicos anteriores ao modelo de Bohr, baseados em conceitos da física clássica, não explicavam o espectro de raias observado na análise espectroscópica dos elementos químicos. Por exemplo, o espectro visível do átomo de hidrogênio - que possui apenas um elétron - consiste de quatro raias distintas, de frequências bem definidas.

No modelo que Bohr propôs para o átomo de hidrogênio, o espectro de raias de diferentes frequências é explicado:


Gestão de Erros
a) pelo caráter contínuo dos níveis de energia do átomo de hidrogênio.

b) pelo caráter discreto dos níveis de energia do átomo de hidrogênio.

c) pela captura de três outros elétrons pelo átomo de hidrogênio.

d) pela presença de quatro isótopos diferentes numa amostra comum de hidrogênio.

e) pelo movimento em espiral do elétron em direção ao núcleo do átomo de hidrogênio.




2.

Vestibular: (PUCRS) Um átomo excitado emite energia, muitas vezes em forma de luz visível, porque:


Gestão de Erros  
a) um de seus elétrons foi arrancado do átomo.

b) um dos elétrons desloca-se para níveis de energia mais baixos, aproximando-se do núcleo.

c) um dos elétrons desloca-se para níveis de energia mais altos, afastando-se do núcleo.

d) os elétrons permanecem estacionários em seus níveis de energia.

e ) os elétrons se transformam em luz, segundo Einstein.

3.

Vestibular: (UFRS - 2002) O decaimento de um átomo, de um nível de energia excitado para um nível de energia mais baixo, ocorre com a emissão simultânea de radiação eletromagnética.

A esse respeito, considere as seguintes afirmações:

I - A intensidade da radiação emitida é diretamente proporcional à diferença de energia entre os níveis inicial e final envolvidos.

II - A freqüência da radiação emitida é diretamente proporcional à diferença de energia entre os níveis inicial e final envolvidos.

III - O comprimento de onda da radiação emitida é inversamente proporcional à diferença de energia entre os níveis inicial e final envolvidos.

Quais estão corretas?


Gestão de Erros  
a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.



4.

Vestibular: (UFRN - 2003) A natureza do processo de geração da luz é um fenômeno essencialmente quântico. De todo o espectro das ondas eletromagnéticas, sabemos que a luz visível é a parte desse espectro detectada pelo olho humano. No cotidiano, vemos muitas fontes de luz BRANCA, como o Sol e as lâmpadas incandescentes que temos em casa. Já uma luz VERMELHA monocromática - por exemplo, de um laser - temos menos oportunidade de ver. Esse tipo de luz laser pode ser observado tanto em consultório de dentistas quanto em leituras de códigos de barras nos bancos e supermercados. Nos exemplos citados, envolvendo luz branca e luz vermelha, muitos átomos participam do processo de geração de luz.

Com base na compreensão dos processos de geração de luz, podemos dizer que:

Gestão de Erros  
a) a luz vermelha monocromática é gerada pelo decaimento simultâneo de vários elétrons entre um mesmo par de níveis atômicos.

b) a luz branca é gerada pelo decaimento simultâneo de vários elétrons entre um mesmo par de níveis atômicos.

c) a luz vermelha monocromática é gerada pelo decaimento simultâneo de vários elétrons entre vários pares de níveis atômicos.

d) a luz branca é gerada pelo decaimento sucessivo de um elétron entre vários pares de níveis atômicos.

5.

Vestibular: (UFRS - 2004) Um átomo de hidrogênio tem sua energia quantizada em níveis de energia (En), cujo valor genérico é dado pela expressão En = -Eo/n2, sendo n igual a 1, 2, 3, ... e Eo igual à energia do estado fundamental (que corresponde a n = 1).
Supondo-se que o átomo passe do estado fundamental para o terceiro nível excitado (n = 4), a energia do fóton necessário para provocar essa transição é:

Gestão de Erros  
a) 1/16 Eo.

b) 1/4 Eo.

c) 1/2 Eo.

d) 15/16 Eo.

e) 17/16 Eo.