Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema:
Na figura, considere o fio F percorrido por uma corrente
i, no sentido indicado.
a) represente no plano A, a direção e sentido
das linhas de indução magnética passando
pelos pontos 1, 2, 3 e 4 eqüidistantes do fio F.
b) Como se disporiam pequenas agulhas magnéticas
colocadas nos pontos 1, 2, 3 e 4.
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2. |
Problema:
Na figura abaixo, considere um fio condutor percorrido
por uma corrente i=3000 A, no sentido indicado.
Determine a intensidade da indução magnética
B, no ponto 1 indicado
na figura situado a uma distância d=6,3
cm do fio ao longo do eixo X.
Utilize o simulador para verificar o resultado e também
para avaliar a indução magnética
nos pontos 2 e 3 indicados na figura.
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio: Um
fio reto e muito longo e uma pequena agulha magnética
estão situados no meridiano magnético do lugar,
conforme indica a figura, na ausência de corrente elétrica
no fio. A distância entre a agulha e o fio é
d=20 cm e a componente horizontal do vetor indução
magnética terrestre é Bh=2,0. 10-5
T. Fazendo passar pelo fio uma corrente elétrica de
intensidade i, no sentido indicado, a agulha gira de um ângulo
igual a 45º em relação ao fio. Determine
o valor da corrente i.
Dado: 
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2. |
Desafio:
Dada uma espira circular no vácuo com raio de
4p×cm, sendo percorrida por
uma corrente elétrica de 2,0A no sentido indicado na
figura, determine as características do vetor B
no centro da espira. |
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3. |
Desafio:
Um solenóide de 1000 espiras por metro está
no vácuo e é percorrido por uma corrente de 5,0A.
Qual a intensidade do vetor indução magnética
no interior do solenóide? |
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5. |
Desafio:
A figura representa uma montagem experimental denominada
galvanômetro de tangente. Uma bobina plana, com
N espiras de raio R, disposta verticalmente,
está liga a um circuito constituído por uma fonte
de tensão contínua, uma chave e um amperímetro.
No centro da bobina há uma pequena plataforma onde se
coloca uma bússola. Com o circuito desligado, alinha-se
o plano da bobina ao campo magnético terrestre (a agulha
da bússola deve ficar contida no plano da bobina apontando
para o norte). |
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(fonte: http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/campo_corrente/)
Em seguida fecha-se o circuito. Observa-se que
a agulha da bússola gira até encontrar nova
posição de equilíbrio. O ângulo
q formado pela agulha da bússola com a direção
leste-oeste permite medir o módulo do vetor indução
magnética terrestre no local. Suponha que, em determinado
local, uma bobina de N=10 espiras de 5,0
cm de raio, para uma corrente de intensidade de 0,20 A, medida
no amperímetro, faça a agulha da bússola
desviar-se marcando um ângulo q=60º,
como mostra a figura.
Qual o módulo da indução magnética
terrestre neste local?
Dados: Permeabilidade magnética do vácuo: 
tg 60º =0,58
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
O valor da indução magnética no
interior de uma bobina em forma de tubo cilíndrico é
dado, aproximadamente, por
B= mni, onde
m é a permeabilidade magnética do meio,
n é o número de espiras por unidade de comprimento
(N/L) e i, a corrente elétrica. Uma
bobina deste tipo é construída com um fio metálico
de raio r, resistividade r
e comprimento L. O fio é
enrolado em torno de uma fôrma de raio Rb, obtendo-se
assim uma bobina cilíndrica de uma única camada,
com espiras uma ao lado da outra(justapostas). A bobina é
ligada aos terminais de uma bateria ideal de força eletromotriz
igual a V. Qual o valor da intensidade da indução
magnética B dentro da bobina. |
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2. |
Vestibular:
A figura em amarelo indica 4 bússolas que se
encontram próximas a um fio condutor, percorrido por
uma intensa corrente elétrica. Ao lado, e bastante afastado
do circuito, uma bússola indica o sentido do campo magnético
da terra.
a) Represente, na figura, a posição do condutor
e o sentido da corrente.
b) Caso a corrente cesse de fluir, qual será a configuração
das bússolas? Faça a figura correspondente.
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3. |
Vestibular:
Um solenóide ideal, de comprimento 50 cm e raio
1,5 cm, contém 2000 espiras e é percorrido por
uma corrente de 3,0 A. O campo de indução magnética
é paralelo ao eixo do solenóide e sua intensidade
B é dada por: B= mni, onde
n é o número de espiras por unidade
de comprimento e i é a corrente. Sendo
a) Qual é o valor de B ao longo do eixo do solenóide?
b) Qual é a aceleração de um elétron
lançado no interior do solenóide paralelamente
ao eixo? Justifique.
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DICAS
Para quem quer aprofundar
os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas,
fazer vestibular, ficam estas dicas:
Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br.
(VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo,
estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009)
Física Legal:
http://www.fisicalegal.net/vestibulares.html
Exames vestibulares de várias universidades brasileiras,
públicas e privadas.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).
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