AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
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Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.

1.
Problema: Na figura, considere o fio F percorrido por uma corrente i, no sentido indicado.

a) represente no plano A, a direção e sentido das linhas de indução magnética passando pelos pontos 1, 2, 3 e 4 eqüidistantes do fio F.

b) Como se disporiam pequenas agulhas magnéticas colocadas nos pontos 1, 2, 3 e 4.
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2.
Problema: Na figura abaixo, considere um fio condutor percorrido por uma corrente i=3000 A, no sentido indicado.
Determine a intensidade da indução magnética B, no ponto 1 indicado na figura situado a uma distância d=6,3 cm do fio ao longo do eixo X.

Utilize o simulador para verificar o resultado e também para avaliar a indução magnética nos pontos 2 e 3 indicados na figura.

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DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio: Um fio reto e muito longo e uma pequena agulha magnética estão situados no meridiano magnético do lugar, conforme indica a figura, na ausência de corrente elétrica no fio. A distância entre a agulha e o fio é d=20 cm e a componente horizontal do vetor indução magnética terrestre é Bh=2,0. 10-5 T. Fazendo passar pelo fio uma corrente elétrica de intensidade i, no sentido indicado, a agulha gira de um ângulo igual a 45º em relação ao fio. Determine o valor da corrente i.

Dado:



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2.
Desafio: Dada uma espira circular no vácuo com raio de 4p×cm, sendo percorrida por uma corrente elétrica de 2,0A no sentido indicado na figura, determine as características do vetor B no centro da espira.


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3.
Desafio: Um solenóide de 1000 espiras por metro está no vácuo e é percorrido por uma corrente de 5,0A. Qual a intensidade do vetor indução magnética no interior do solenóide?


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4.
Desafio: Considere um toróide de núcleo de ferro e raio médio ro=10 cm. Pela bobina de 500 espiras enrolada no núcleo de ferro, passa uma corrente io=2 A, como mostra a figura. Determine a intensidade, direção e sentido da indução magnética no ponto C. Considere a permeabilidade magnética do núcleo de ferro em relação a permeabilidade magnética do vácuo igual a 2.000 (permeabilidade relativa= ).


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5.
Desafio: A figura representa uma montagem experimental denominada galvanômetro de tangente. Uma bobina plana, com N espiras de raio R, disposta verticalmente, está liga a um circuito constituído por uma fonte de tensão contínua, uma chave e um amperímetro. No centro da bobina há uma pequena plataforma onde se coloca uma bússola. Com o circuito desligado, alinha-se o plano da bobina ao campo magnético terrestre (a agulha da bússola deve ficar contida no plano da bobina apontando para o norte).


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(fonte: http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/campo_corrente/)

Em seguida fecha-se o circuito. Observa-se que a agulha da bússola gira até encontrar nova posição de equilíbrio. O ângulo q formado pela agulha da bússola com a direção leste-oeste permite medir o módulo do vetor indução magnética terrestre no local. Suponha que, em determinado local, uma bobina de N=10 espiras de 5,0 cm de raio, para uma corrente de intensidade de 0,20 A, medida no amperímetro, faça a agulha da bússola desviar-se marcando um ângulo q=60º, como mostra a figura.

Qual o módulo da indução magnética terrestre neste local?

Dados: Permeabilidade magnética do vácuo:

tg 60º =0,58



QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.
Vestibular: O valor da indução magnética no interior de uma bobina em forma de tubo cilíndrico é dado, aproximadamente, por
B= mni, onde m é a permeabilidade magnética do meio, n é o número de espiras por unidade de comprimento (N/L) e i, a corrente elétrica. Uma bobina deste tipo é construída com um fio metálico de raio r, resistividade r e comprimento L. O fio é enrolado em torno de uma fôrma de raio Rb, obtendo-se assim uma bobina cilíndrica de uma única camada, com espiras uma ao lado da outra(justapostas). A bobina é ligada aos terminais de uma bateria ideal de força eletromotriz igual a V. Qual o valor da intensidade da indução magnética B dentro da bobina.

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2.
Vestibular: A figura em amarelo indica 4 bússolas que se encontram próximas a um fio condutor, percorrido por uma intensa corrente elétrica. Ao lado, e bastante afastado do circuito, uma bússola indica o sentido do campo magnético da terra.

a) Represente, na figura, a posição do condutor e o sentido da corrente.

b) Caso a corrente cesse de fluir, qual será a configuração das bússolas? Faça a figura correspondente.

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3.
Vestibular: Um solenóide ideal, de comprimento 50 cm e raio 1,5 cm, contém 2000 espiras e é percorrido por uma corrente de 3,0 A. O campo de indução magnética é paralelo ao eixo do solenóide e sua intensidade B é dada por: B= mni, onde n é o número de espiras por unidade de comprimento e i é a corrente. Sendo

a) Qual é o valor de B ao longo do eixo do solenóide?

b) Qual é a aceleração de um elétron lançado no interior do solenóide paralelamente ao eixo? Justifique.



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DICAS

Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, ficam estas dicas:

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009)

Física Legal: http://www.fisicalegal.net/vestibulares.html
Exames vestibulares de várias universidades brasileiras, públicas e privadas.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).