AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado (a) Estudante,
Prezado (a) Professor (a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.

 

DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio: Dois móveis estão percorrendo uma trajetória circular, cujo raio vale 0,5 m. Os dois móveis percorrem a circunferência no mesmo sentido e com velocidades constantes vA = 2,0 m/s e vB = 1,5 m/s. Considerando que no instante t = 0 os dois móveis estão no mesmo ponto, como mostra a figura, determine em que instante ocorrerá o próximo encontro desse dois móveis.


Gestão de Erros  




2.
Desafio: Dois carrinhos percorrem duas pistas concêntricas (com o mesmo centro) com movimento circular uniforme. Os carrinhos se cruzam a cada 15,0 s quando se movem no mesmo sentido, e a cada 5,0 s quando se movem no sentido contrário. Determine a velocidade angular e o período de cada carrinho.


Gestão de Erros  





3.
Desafio: Um móvel se encontra em Movimento Circular Uniformimente Variável (MCUV) numa trajetória circular cujo raio vale 2 m. O móvel tem sua velocidade angular modificada de 30 Pi rad/s para 10 Pi rad/s em 4 s. Calcule a aceleração angular, a aceleração escalar e o instante em que o móvel pára.

Gestão de Erros  
 

QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.
Vestibular: Considere um sistema com três engrenagens, como mostrado na figura abaixo. Os raios das engrenagens valem, respectivamente:rA=0,20m , rB=0,40m , rC=0,10m. Se a frequência da engranagem A vale 120 rpm e gira no sentido horário, calcule: a velocidade linear de um ponto na extremidade da engrenagem C.


(a)
(b)
(c)
(d)
 

Gestão de Erros  




2.
Vestibular: Um móvel em MCUV de raio 2 m tem velocidade angular mudada de 30 Pi rad/s para 10 Pi rad/s em 4s. Qual é o instante em que o móvel pára?


Gestão de Erros  
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)