Prezado (a) Estudante,
Prezado (a) Professor (a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio:
Dois móveis estão percorrendo uma trajetória
circular, cujo raio vale 0,5 m. Os dois móveis percorrem
a circunferência no mesmo sentido e com velocidades
constantes vA = 2,0 m/s e vB = 1,5 m/s. Considerando que no
instante t = 0 os dois móveis estão no mesmo
ponto, como mostra a figura, determine em que instante ocorrerá
o próximo encontro desse dois móveis.
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2. |
Desafio:
Dois carrinhos percorrem duas pistas concêntricas
(com o mesmo centro) com movimento circular uniforme. Os carrinhos
se cruzam a cada 15,0 s quando se movem no mesmo sentido, e
a cada 5,0 s quando se movem no sentido contrário. Determine
a velocidade angular e o período de cada carrinho. |
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3. |
Desafio:
Um móvel se encontra em Movimento Circular Uniformimente
Variável (MCUV) numa trajetória circular cujo
raio vale 2 m. O móvel tem sua velocidade angular modificada
de 30 Pi rad/s para 10 Pi rad/s em 4 s. Calcule a aceleração
angular, a aceleração escalar e o instante em
que o móvel pára. |
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
Considere um sistema com três engrenagens, como
mostrado na figura abaixo. Os raios das engrenagens valem, respectivamente:rA=0,20m
, rB=0,40m , rC=0,10m. Se a frequência
da engranagem A vale 120 rpm e gira no sentido horário,
calcule: a velocidade linear de um ponto na extremidade da engrenagem
C.
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2. |
Vestibular:
Um móvel em MCUV de raio 2 m tem velocidade
angular mudada de 30 Pi rad/s para 10 Pi rad/s em 4s. Qual é
o instante em que o móvel pára? |
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