Bibliografia consultada
AUTH, Milton A. Formação de Professores de Ciências Naturais na Perspectiva Temática e Unificadora. Florianópolis/SC: ppge/UFSC, tese doutorado, 2002.
GREF. Física 2: Térmica/Óptica. São Paulo: EDUSP, 1991.
-----. Leituras de Física. Disponível em <http://www.if.usp.br>.
GUYTON, Arthur C, HALL, John. Tratado de Fisiologia Média. 10ª Ed., São Paulo: Guanabara Koogan, 2002.
MALDANER, Otavio A. e Zanon, Lenir B. Situação de Estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores/ Orgs. Roque Morais, Ronaldo Mancuso. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2004, p.43-64.
MÁXIMO, Antonio e ALVARENGA, B. Física: volume único. São Paulo: Scipione, 1997.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: SEF/MEC, 1998.
MORIN, Edgar. A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
OKUNO, Emico, CALDAS I., CHOW C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1982.