Atividades presenciais do dia 06/06/2005
Ensino FundamentalClique em Iniciar, localize o programa MuPad e faça as atividade a seguir que são continuação das atividades da aula anterior.
21) Definindo fórmulas para determinar o valor numérico
5ª Série
1º) Dada a fórmula da área do losango A=(D1xd)/2, determinar o valor de A para os seguintes casos:
a) D1 = 5cm e d=3cm. b) D1=10cm e d= 6cm. c) D1=15cm e d = 9cm.
e) D1=14cm e d=7cm . f) D1=20m e d=14m. g) D1=11cm e d=8cm.Para encontrar o valor de A para o caso c) digita-se o que segue. Acione Enter após o ponto e vírgula.
- A:= (D1*d)/2; // Informando a fórmula de A uma única vez.
- //a)
- D1:=5*cm; // Troque o valor de D1 em cada caso
- d:=3*cm; //Troque o valor de d em cada caso
- A; // Solicitar o valor de A para cada caso
2º) Determine a área dos retângulos com as seguintes dimensões.
a) C=10cm e L=8cm. b) C=20m e L=12m. c) C=18cm e L=3cm.
Para encontrar o valor de A para o caso c) digita-se:
- A:= (C*L); // Informando a fórmula de A uma única vez.
- //a)
- C:=10*cm;
- L:=8*cm;
- A;
Invente dois exercícios similares com conteúdo que você trabalha com os seus alunos na 5ª série, execute e envie este exercício pelo ambiente AMEM através de mensagem, para a professora ( tmichel).
6ª Série
3º) Determine o valor dos juros simples para cada caso:
a) Capital=100.00 , taxa = 5 % ao mês e tempo = 1 mês.
b) Capital=100.00 , taxa = 5 % ao mês e tempo = 2 meses.
c) Capital=200.00 , taxa = 5 % ao mês e tempo = 2 meses.
d) Capital=200.00, taxa = 10 % ao mês e tempo = 2 meses.
e) Capital=300.00 , taxa = 4 % ao mês e tempo = 60 dias ou 60/30 meses.
d) Capital=300.00 , taxa = 4 % ao mês e tempo = 45 dias ou 45/30 meses.
e) Capital=300.00 , taxa = 4 % ao mês e tempo = 15 dias ou 15/30 meses.
h) Capital=300.00 , taxa = 4 % ao mês e tempo = 23 dias ou 23/30 meses.
Para encontrar o valor de A para o caso a) digita-se:
- juros:= (Capital*taxa*tempo)/100; // Informe a fórmula de juros uma única vez
- //a)
- Capital:=100.00; // Para cada caso coloque o valor dos juros.
- taxa:=5; // Para cada caso coloque o valor da taxa .
- tempo:=1; // Para cada caso coloque o número de meses.
- juros; // Para cada caso, pedir os juros
Siga o exemplo para encontrar o valor dos juros para os demais casos de b) até h) e anote os resultados dos juros.
Responda as questões a seguir no caderno. Antes de registrar a resposta, discuta o que você observou com um colega:
-Observe e compare os valores encontrados nas letra a) e b). Porque o resultado de b) é o dobro do resultado do caso a)?
-Observe e compare os valores encontrados nas letra b) e c). Porque o resultado de c) é o dobro do resultado do caso b)?
-Observe e compare os valores encontrados nas letra c) e d). Porque o resultado de d) é o dobro do resultado do caso c)?
-Se alguém paga uma prestação no valor de R$ 300,00 com atraso de 5 dias, e se a loja cobra juros de 6% ao mês, como pode escrever o tempo?
Invente dois exercícios similares com conteúdo que você trabalha com os seus alunos na 6ª série, execute e envie este exercício pelo ambiente AMEM através de mensagem, para a professora ( tmichel).
7ª Série
4º )Encontre a expressão resultante do quadrado da soma de dois termos a e b, ou seja (a + b)2 para da caso abaixo, onde os dois termos estão sendo informados.
a) x e y; b) 2 e x; c) x e 2; d) 2x e y; e)x e 3y; f)5x e 3y.
Pra encontrar o resultado da última digita-se:
- resultado:=a^2+2*a*b+b^2; // Informe a fórmula uma única vez
- //f)
- a:=5*x; // Para cada caso coloque o primeiro termo.
- b:=3*y; // Para cada caso coloque o segundo termo .
- resultado; // Para cada caso solicitar o resultado.
Outro modo
- resultado:=expand( (a+b)^2 ); // Informe a fórmula uma única vez
- //f)
- a:=5*x; // Para cada caso coloque o primeiro termo.
- b:=3*y; // Para cada caso coloque o segundo termo .
- resultado; // Para cada caso solicitar o resultado.
ou ainda
- expand( (x+y)^2 ); // para encontrar o resultado do item a)
expand( ( 2 + x )^2 ); // para encontrar o resultado do item b)
No caso da última, a regra pode ser feita a partir da observação dos resultados, caso ainda não tenha sido informada.
Invente dois exercícios similares com conteúdo que você trabalha com os seus alunos na 7ª série, execute e envie este exercício pelo ambiente AMEM através de mensagem, para a professora ( tmichel).
8ª Série
5º)Dadas as equações de segundo grau a baixo, encontre a solução utilizando a fórmula de Báskara e mostrando os passos utilizados na sala de aula:a) x2 + 2x + 1=0; b) x2 -5x + 6=0; c) x2 + 5x + 6=0; d) x2 + 5x + 4 = 0; e) x2 + 4x +4=0;
Invente um ou dois exercícios similares com conteúdo que você trabalha com os seus alunos na 7ª série, execute e envie este exercício pelo ambiente AMEM através de mensagem, para a professora ( tmichel).
22)Dada uma fórmula, isolar alguma das variáveis envolvidas
5ª Série
6º ) Determine quanto mede o raio da circunferência que mede:
a)62,8cm b)75,36cm c)12,56cm
Dada a fórmula do comprimento da circunferência C=2 p r, isolar a variável r .
Para isolar r da fórmula acima digita-se:
- delete C; // restaurando a variável C que foi utilizado na atividade anterior.
- r = solve(C = 2*PI*r, r); // Dentro do solve( ), utiliza-se somente “=”, sem dois pontos.
- r:=C/(2*PI); // Agora informamos uma única vez a fórmula do raio para calcular o raio de várias circunferências a partir do seu comprimento
- C:=62.8*cm; // para resolver o item a)
- r; // para ver o raio para o caso do item a)
7º ) Determine quanto mede o comprimento dos seguintes retângulos onde sabemos a área e a largura.
a) A=4m e L=6m. b) A= 10cm e L=2cm. c) A=18cm e L=3cm.
- delete C,A, L; // restaurando variáveis
- C = solve(A=C*L, C); // Dentro do solve( ), utiliza-se somente “=”, sem dois pontos.
- C:=A/L;
- A:=4*m; L:= 1.5*m; //Informando área e largura
- C; //Para ver o comprimento
6ª Série
8º) Calcular o que for solicitados para cada caso:a) Um capital de R$ 200,00 foi aplicado a juros simples durante 2 meses. O total dos juros foi de R$ 20,00. Qual foi a taxa?
b) Um capital de R$ 300,00 foi aplicado a juros simples durante 45 dias . O total dos juros foi de R$ 18,00. Qual foi a taxa?
c) Um capital de R$ 200,00 foi aplicado a juros simples de 4% ao mês. O total dos juros foi de R$ 24,00. Qual foi o tempo?
d) Um capital de R$ 500,00 foi aplicado a juros simples de 6% ao mês. O total dos juros foi de R$ 60,00. Qual foi o tempo?
e) Qual foi o capital aplicado a juros simples durante 2 meses, que rendeu um total em juros de R$ 20,00, se a taxa foi 2,5% ao mês?
f)Qual foi o capital aplicado a juros simples durante 3 meses, que rendeu um total em juros de R$ 60,00, se a taxa foi 5% ao mês?
Dada a fórmula do comprimento da circunferência j = C i t /100 , isolar a variável C, i e t.Para isolar C da fórmula acima e resolver o problema do item a digita-se:
- delete C, i, t ; // restaurando as variáveis C, i e t as quais foram utilizadas hoje, em atividades anteriores .
- i = solve( j = C* i * t /100, i ); // para isolar i isole você a variável t
- i:=j/(C*t); // Informando a fórmula uma única vez
- j:=20; // Informando o valor de j do caso a)
- C:=200; // Informando o valor de C do caso a)
- t:=2 ; // Informando o valor de t do caso a)
Invente uma atividade similar onde é utilizado o comando solve, para ser utilizada com seus alunos de 6ª série, e envie uma mensagem para a professora pelo AMEM.
7ª Série
9º) Dado o sistema
2 x + 3 y =5
6 x - 5y = 1
Encontrar o valor de x e y pelo método de substituição.
y=solve(2 *x + 3* y =5,y); //ver o y isolado
y:=(copiar aqui o resultado anterior); // informar o valor de y;
6* x - 5*y = 1; // Para que seja substituído o valor de y na segunda linha
x:=solve(6* x - 5*y = 1, x); //Para encontrar o valor de x;
y; para ver o valor de y; // para ver o valor de y.
Ou diretamente
solve( { 2 *x + 3* y =5, 6* x - 5*y = 1}, {x, y});
Invente uma atividade similar onde é utilizado o comando solve, para ser utilizada com seus alunos de 7ª série, e envie uma mensagem para a professora pelo AMEM.
8ª Série
10º) Encontrar a medida do cateto c desconhecido a partir da hipotenusa a e um cateto b conhecido para cada caso.
a) a= 5, e b=4. b) a= 15, e b=9. c) a= 13, e b=5. d) a= 26, e b=24.
Para isolar c da fórmula a2 = b2 + c2 e resolver o primeiro exercício digita-se:
c=solve(a^2 = b^2 + c^2, c); // Isolando c da fórmula de Pitágoras
c:= (a^2-b^2)^(1/2); // Informar a fórmula do c uma única vez
a:= 5; b:=4; //Informar os valores conhecidos
c; // ver o valor de c;
Invente uma atividade similar onde é utilizado o comando solve, para ser utilizada com seus alunos de 8ª série, e envie uma mensagem para a professora pelo AMEM.
23) Resolvendo questões passo a passo
O programa MuPad também pode ser utilizada como uma simples calculadora. Neste caso todos os passos da resolução serão digitados.
Invente uma atividade onde o MuPad é utilizado o comando calculadora , para ser utilizada com seus alunos de 5ª a 8ª série, e envie uma mensagem para a professora pelo AMEM.
24) Gráficos de funções implícitas
25) Gráficos de funções com leis explícitas
Para obter num só plano os gráficos das seguintes funções y= x+3, y=x-2, y=x+7 e
y =2x2 – 4x + 2 digita-se:
- plotfunc2d( x+3, x-2, x+7, 2*x^2 –4*x + 2 );// função explícita
Atividade correspondente a aula à distância do dia 13/06/2005
Elaborar exercícios que podem ser aplicados com seus alunos para utilizar o programa MuPad. As atividades devem ser para 2 aulas de 2 horas cada. Apresentar em disquete, dia 20/06. Digitar as atividades no editor de textos Word.