Atividade para o dia 01/08/2005 


1)Abra o programa Internet Explorer clicando no ícone ;

2)Na barra de endereços do internet explorer aberto digite: 

3)Responda a seguinte pergunta através de uma mensagem no ambiente AMEM

O curso “O uso da informática no Ensino da Matemática na Educação Básica” está proporcionando alguma mudança em você? (A mudança se refere a mudança de opinião sobre o uso ou possibilidade de uso; perda, redução ou aumento do medo ou insegurança de usar...)
Envie a resposta individualmente para a professora Tânia ( login tmichel).

4) Feche o programa Internet Explorer;

5)Clique em Iniciar => Programas => Matemática => Cabri Geométre II;

6)Construa as seguintes figuras:

a)Um triângulo retângulo com as medidas dos lados e dos ângulos internos cujos lados podem ser alterados, sem que deixe de ser triângulo retângulo. Anote os passos que você seguiu.

b) Um retângulo cujos lados podem ser alterados, sem que este deixe de ser  retângulo. Coloque as medidas dos lados, do perímetro e da área. Anote os passos que você seguiu.

c) Um triângulo eqüilátero em que os lados podem ser alterados sem deixar de ser eqüilátero. Coloque a medida dos lados, dos ângulos da altura e dos lados. Anote os passos que você seguiu. 

      Sugestão: ponto A no plano; reta r passando pelo ponto A e paralela ao eixo x; segmento a partir de A e sobre a reta r; círculo com centro numa extremidade e raio até a outra extremidade; outro círculo com centro na outra extremidade e raio até a primeira extremidade ; triângulo com extremidades do segmento e uma intersecção das circunferências.

d)Construa um triângulo qualquer e coloque as três alturas. Coloque as medidas dos lados e das alturas. Encontre a área de 5 modos diferentes. Utilize cada uma das alturas, a fórmula de Heron e a área dada pelo próprio programa.

f) Uma casa com portas e janelas que pode ser ampliada e reduzida. Considere uma casa que tenha as dimensões da casa desenhada, considerando uma escala de 1/100, e calcule a área das paredes externas, do telhado. Anote os passos da construção e a listagem dos conceitos de geometria utilizados.

g) Construa figuras espaciais: cubo, paralelepípedos...

7) Para atividade a distância do dia 08/08/2005 faça o seguinte:

a)Construa um objeto “complexo” que pode ser ampliado ou reduzido mantendo a razão entre as dimensões. 
b)Reproduza a figura através da translação um vetor ou por cópia e colar. 
c)Anote os passos da construção e os conceitos de geometria utilizados na construção.
d)Escreva em que a figura pronta pode ser utilizada no ensino da matemática. 
e)Grave a figura do cabri em disquete para entregar dia 15/08.