Atividades  de revisão e complementação de alguns conteúdos de matemática do Ensino Fundamental e Médio, utilizando o  computador

As   atividades a seguir  envolvem  alguns conteúdos do ensino fundamental e médio.

Operações algébricos básicas  no MuPAD

·       o sinal + indica adição. Exemplo 5+1.5  ( acionar enter) ;

·       o sinal - indica subtração. Exemplo 5-1.5 ;

·       o sinal ^  indica potenciação. Exemplo 2^3  ;

·       o sinal * indica multiplicação. Exemplo  3.5*2;

·       o sinal / indica divisão. Exemplo 8/4 ;

·       o valor de é representado por PI;

·       A union B : união dos conjuntos A e B

·       A intersect B : interseccão dos conjuntos A e B

·       A minus B : diferença entre A e B

·        

·       restaurar variável  x  para uso algébrico  delete  x;

·       para indicar  radicais é utilizado o expoente fracionário. Exemplo  8^(1/3)   para  expressar

 

Desenvolva as tarefas utilizando o programa  MuPAD:

1)Encontre o resultado em forma de fração ordinária , número misto e decimal  aproximado:

a)=                    b) =                c) =              d)

Para encontrar o resultado da última digita-se

a:=(2/3)/(1/5) ;

Obs.: Após a digitação de cada instrução, colocar-se    ;  (ponto e vírgula)  e aciona-se Enter caso se queira visualizar o resultado. Caso  não se queira visualizar o resultado é necessário colocar   :  ( dois  pontos) e acionar  Enter.

 

Para ver a parte inteira, a parte fracionária e o decimal aproximado  do último resultado, ao mesmo tempo digita-se:

floor(a),              frac(a),            float(a) ;

 

Para traduzir estes comandos para outros  %apelidos% que se queira dar aos comandos  pode-se digitar o que segue.

alias( parteinteira=floor,  partefracionaria=frac,  decimal=float );

b:=(2/3)/(1/5);

parteinteira(%) ,   partefracionaria(%) ,  decimal(%);

Obs.:  O símbolo  %  pode ser utilizado para substituir a digitação do último resultado  obtido.

 

2)    Se 39874  bolitas  fossem  repartidas  798 crianças, quantas bolitas receberia cada criança?  e quantas bolitas sobrariam?

 

Para encontrar o quociente e o resto  digita-se:

iquo(39874  ,    798);

irem(39874  ,    798);

alias(restoi=irem, quocientei=iquo);   

recebem:=quocientei (39874  , 798) ;    sobram:= restoi(39874  , 798);

 

Resolva o problema 2 , com a calculadora que se encontra em  Iniciar->Programas-> Acessórios utilizando somente

a)    a operação subtração;

b)    as operação  adição e subtração ;

b)divisão, multiplicação e  subtração;

3)Encontre o resultado de cada uma das expressões:

a)      

b) .

Obs: Utiliza-se somente parênteses para fazer agrupamento no MuPAD.

 

Para obter o resultado da última expressão, digita-se:

(  5^(-3) - (   4/8^(1/3)-6*(   35- 7/5  )  )  -10);

float( %);  // para obter o resultado na forma de decimal

 

Utilize a calculadora para encontrar o resultado  da última expressão da questão 3

 

4)    Represente cada um dos números  pelo produto de seus fatores primos e depois marque os números primos ou seja,  os  que não podem ser representados por um produto de outros números inteiros.

    a) 32            b) 81         c)243         d)29        e)17       f)2       g)23       h)252    i)257     j)99.

 

 Para encontrar a representação do  último digita-se:

ifactor( 99);      // ou traduzindo  ifactor para fatorespri

alias( fatorespri  = ifactor );   

fatorespri(99);

 

5)Encontre os divisores dos números da questão anterior e verifique o número de divisores dos números que foram  marcados na questão anterior por serem primos. Existe algo em comum?

 

Para encontrar o conjunto dos divisores do penúltimo digita-se:

numlib::divisors(257)

 

6)Encontre o termo desconhecido :

a)       ;              b)  ;               c) ;           d) .

A primeira e a última  questão estão resolvidas a seguir:

solve( x/69=17/23,  x); 

alias(resolva=solve);  // traduzindo o  comando

resolva(    (x/4)  / 3  =  2 / (3/7),    x);    // resolvendo  última

 

7)Fatore as expressões

a)    ;        b) ;        d) ;     d) ;      e) ;

 

Para encontrar o resultado da fatoração das duas últimas, pode-se digitar:

factor(x^5+1);

alias(fatore=factor);

fatore(x^7+1);

 

8)Encontre o quociente e o resto da divisões  em seguida  verifique se existe alguma regularidade nas respostas.  É possível  fazer alguma  régra?

 a)            b)            c)            d)             e)                f)

Para obter os resultados do ítem c   e      d   pode-se digitar:

divide(  (x^8+1),  (x+1));     // aparecerá o resultado da divisão,   seguido do resto

 

9)    Faça o desenvolvimento  das potências a seguir e descreva as regularidades que podem ser percebidas

a)

Para obter o desenvolvimento da última digita-se

expand(  (a+b)^3 );  

 

10)Simplifique as expressões

a)    ;        b)  ;        c) .

Para simplificar a última digita-se

simplify(    x*y*z/(a*z*y)   ) ; 

normal(  x*y*z/(a*z*y)   ) ;

 

11)Resolva as equações  algébricas

a)              b)       c)   

 d)     e)

 

Para resolver as últimas digita-se

solve(x^5-6*x^4-5*x^3+2*x^2-x+7   ,  x  );

float(%);

alias(resolva=solve, decimal=float);

resolva(x^4-5*x^3+2*x^2-x+7   ,    x  );

valores(%);

 

12) Resolva as diversas equações , inequações e sistemas

a) ,                    b) ,               c)

d)    ,          e) ,      f)     g); 

h)

 

Para resolver o sistema do item a)  pode-se digitar

 s1:={ 6 = x-y ,  x+y=1 };

 solve(s1, [x,y] );

 

Para resolver as  duas últimas  pode-se digitar

solve( 2*x-6<8      ,x);

solve( abs(2*x-6) <8      ,x);

 

13)Racionalize os denominadores das seguintes expressões;

;     ;      ;      ;

Para  racionalizar a primeira e a última  expressão digita-se:

 5/(3)^(1/2);

4/ 3^(1/3);

 

 

14)Arredonde os números decimais para  números inteiros

a)    20,5      b)20,4     c)20,8       d) 12,2       e)12,5     f)   12,9      g)7,2        i) 7,5       j)7,8   

 Para arredondar o primeiro valor pode-se digitar o seguinte:

n :=20.5;

trunc(n) ;  // despreza todas as casas decimais

floor(n);    // arredonda para inteiro  igual ou menor que x, mais próximo

 round(n) ; // arredonda para inteiro mais próximo

ceil(n);     // arredonda para inteiro igual ou maior que x, mais próximo

 

15).Exemplo de aplicação de resolução de sistemas

1)    Um feirante oferece 3 tipos de sacolas com verduras,  todas são vendidas a R$ 2,50.  A composição das sacolas é o seguinte:

 Sacola tipo 1:

2 maços de cenouras,   3 espigas de milho verde  e 1 repolho.

Sacola tipo 2:

3 maços de  cenouras,   1 espigas de milho verde  e 1 repolho.

Sacola tipo 3:

1 maço de  cenouras,   2 espigas de milho verde  e 2 repolho.

Deseja-se saber a que preço está  sendo  comercializado, por este feirante ,   cada maço de cenoura , cada espiga de  milho e cada cabeça de repolho?

 

>e1:=2*c+3*m+r-2.5;

>e2:=3*c+m+r-2.5;

>e3:=c+2*m+2*r-2.5;

>solve({e1=0,e2=0,e3},[c,m,r]);

>//ou

>sistema:= { 2*c+3*m+r=2.5,      3*c+m+r=2.5,    c+2*m+2*r=2.5    } ;

> precouni:=solve(sistema, [c,m,r] );

>//  ou  somente

>solve(  { 2*c+3*m+r=2.5,      3*c+m+r=2.5,    c+2*m+2*r=2.5},[c,m,r] ); 

 

16) Procedimento  que pode servir como exemplo para estabelecer relações entre conteúdos 

// procedimento para comparar medidas de área e perímetro de retângulos  - conteúdo de quinta série

// ATENÇÃO – DIGITAR  TODAS  O  AS LINHAS ABAIXO NIMA ÚNICA LINHA, ACIONAR ENTER SOMENTE APÓS A  ÚLTIMA LINHA

 

retangul:=proc(n)

    begin

    print(  ` base,  altura, perímetro, área  ` );

        for    i from 1   to   n-1  do

        print(i,   n-i,   2*i+2*(n-i),   i*(n-i) );

        end_for;

 end_proc;  

 

 

 // executar o procedimento anterior

retangul(10);

 

17) Segue uma “ malha”, “ laço”  ou  “loop”  para comparar juros simples e juros compostos variando o número de períodos -conteúdo de sexta série .

c := 100:

 i :=  10:

// Obs: digitar  as linhas a seguir muna única linha

for  t  from 1   to 10  do

Js:=float(c*i*t/100) ;

Jc:=float(c*(1+i/100)^t -c);

print( t, Js, Jc)

end_for:


Operações com Matrizes

18) Dadas as matrizes 

  ;  ;; ;   ;

G=[1   3    4 ],  efetue as  operações a seguir:

 

a) A+B;    b)B+A ;   c)A-B;    d)B-A;   e)  AxB;  f) BxA;  g) D1x E;   h)ExD1; i) FxG; j) GxF;  k) CxA; l)AxC; m)CxB;    n) BxC;   o)CxD1;   p)Cx F   q)  3A;   r)A2     s) A-1  ;t) Ax A-1 ; u)A-1x A; v)Determinante de A;

 

Para  efetuar as operações dos itens  a,  f , g,  e v  digita-se:

  // definindo as matrizes A e B de ordem 3 por 3.

A:=matrix( 3, 3, [     [1,2,3]  ,   [5,4,9]    ,   [1,1,6]   ]    );  

B:=matrix( 3, 3, [     [1,3,3]  ,   [2,1,7]    ,   [5,6,9]   ]    );

A+B;        // Efetuando a adição das matrizes-ítem a .
B*A;         // Efetuando a multiplicação das matrizes -ítem f .

InvA:= 1/A;   //Cálculo da inversa de A -ítem s .

linalg:: det(A); // Calculando o determinante da matriz A-ítem v.

linalg::transpose(A);   //  Mostra matriz transposta de A

//definindo as matrizes D13x2 e E2x3.

D1:=matrix(  3 ,2, [   [1,2] ,  [2,0]  , [ 1,1]    ]  ) ;.

E:=matrix(  2 , 3, [    [1,5,1] ,  [2,3,4]   ]    ) ; 
D1*E;    // Ítem  g.

 

 Conjuntos e Intervalos

19) Dados os conjuntos A = {6, 1, 2, -5, 7}, B = {1, -4, 6, x, 0}, C = {9, -3, 6, x, 1}, faça as operações solicitadas:

a)  A È B;     b)  C Ç A;   c)  A – B d) AÇC-B;   e)A ÇB; f) CÈAÈB;

Para resolver as questões três primeiras questões acima digita-se:

//Definindo os conjuntos

A:={6, 1, 2, -5,7};

B:={1, -4, 6, x, 0};

C:={9, -3, 6, x, 1};

X:= A union B;   // Realizando a  união

Y:= C intersect A;  // Realizando a  intersecção

Z:= A minus B; // Realizando a  subtração

 

Operações com Intervalos

20) Dados os intervalos A= [3, 5] , B=(4, 7), C=[-3, µ), D1=(-µ, 15);  E= (3, µ), faça as seguintes operações: a) R – (3, µ); b) AÈB;  c)AÇB       d)A-B   e)D1-A   f)D1ÇA    g)AÇE

 

Para fazer definir os intervalos e realizar as três primeiras operações digita-se:

//definindo os intervalos

A:=Dom::Interval( [3, 5] );

B:=Dom::Interval( 4, 7 );

C:=Dom::Interval( [-3],infinity );

D1:=Dom::Interval( -infinity, 15 ); 

E1:=Dom::Interval(3, infinity);

R:=Dom:: Interval( -infinity, infinity);

R minus A;      A union B;       A intersect B;