UNIJUÍ : UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DeFEM : DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

CONSTRUÇÃO CIVIL

ANA MARIA SCARTON

ALISSON RENZ

SERLI B. CASSEL

MODELAGEM MATEMÁTICA I

PROFESSOR: PEDRO A. P. BORGES

 IJUÍ (RS), DEZEMBRO DE 2001

INTRODUÇÃO

O tema Construção Civil que nos propomos pesquisar envolve vários conteúdos de matemática. Por isso, é uma ferramenta que pode ser usada pelo professor para tornar sua aula mais interessante e proporcionar aos alunos uma relação entre a matemática estudada em sala de aula com a matemática real utilizada na resolução de problemas do cotidiano.

Essa pesquisa também nos possibilitará conhecer uma nova tendência dentro do ensino da Matemática, que pode ser útil no exercício de nossa profissão, além de proporcionar ao aluno a criatividade e pesquisa e a busca de resolução de problemas.

 Para realizarmos esta pesquisa, primeiramente elaboramos a planta baixa da casa, definimos suas medidas e a partir disso elaboramos as questões/situações problemas para modelarmos. Dentre os tópicos de matemática que utilizamos para o modelo estão: Geometria e Números Racionais.O tema nos possibilita criar modelos matemáticos genéricos para serem utilizados em qualquer construção civil.

 Salientamos que nossa investigação ficou restrita a algumas partes da Construção Civil, tendo em vista a complexidade e extensão de sua abordagem, ficando então aberto a possibilidade de novas/futuras pesquisas. Acreditamos que esta investigação é importante pois nos dá condições de determinar a quantidade de material necessário para uma construção, evitando assim, o desperdício de material, bem como termos condições de comparar diferentes modelos de construção como por exemplo: a comparação entre o custo de uma parede feita com tijolos a vista e uma parede feita com reboco.  

 Elaboração da Planta

Para elaborarmos a planta baixa, definimos primeiramente os cômodos e suas medidas reais.

 Utilizamos a escala de 1:50, isto é: cada 1m no papel corresponde a 0,50m na medida real.

 Os modelos matemáticos abaixo nos auxiliam na transformação das medidas reais da planta em medidas no desenho, ou vice versa.

MR=(MDx100)/2

MD=(2xMR)/100

onde

MD = Medida no Desenho

MR = Medida Real da planta

Por Exemplo:Se tomarmos as medidas da sala , utilizando o modelo temos:

  Comprimento=4,06m

mD=2x4,06/100m => mD=0,0812m => mD=8,12cm

mR=8,12cmx100/2 => mR=406cm => mR=4,06m

Largura=3m

mD=2x3/100m => mD=0,06m => mD=6cm

mR=6cmx100/2 => mR=300cm => mR=3m

DESENHO DA PLANTA BAIXA

  

A1 = Área 1

A2 = Área 2

AT = Área Total

 

1.1 Qual a área total da casa

O modelo abaixo nos possibilita calcular a área de qualquer superfície em forma retangular:

A=CxL     onde 

C= Comprimento

L= Largura

Como o desenho da casa é uma figura irregular, precisamos calcular a área da figura A1 e da figura A2 para depois somá-las, obtendo-se a área total (AT) da casa.

A1 = C x L                  A2 = C x L                              AT = A1 + A2

A1 = 12m x 8 m      A2 = 4,6 m x 1 m              AT = 96m2 + 4,6 m2

A1 = 96 m2           A2 = 4,6m2                       AT = 100,6 m2    

 1.2 Qual a área total da lavanderia?

Pelo desenho podemos verificar que a lavanderia possui a medida de seus lados iguais. Para sabermos a área total da lavanderia podemos utilizar os seguintes modelos matemáticos:

AT = LxL    ou

AT=L2   ,       onde L = Lado  e     AT = Área Total

AT = 2,3 m x 2,3 m                 AT =( 2,3 m)2             

AT = 5,29 m2                          AT = 5,29m2   

 

1.3 Qual o perímetro da casa?

 

 

 

Sendo o perímetro a soma de todos os segmentos, seu cálculo poderá ser feito assim:

 

P = 9m + 4,6m + 1m + 7,4m + 8m + 12m

P =42 m

1.4 Qual o perímetro da lavanderia?  

     

Modelo matemático:

 P = L + L + L + L   =>   P=2,3m + 2,3m + 2,3m + 2,3m  = 9,2 m   ou

P= 2(L1+L2)  => P = 2 (2,3m + 2,3m)  = 9,2m

 

3- AZULEJOS

 Com base nos modelos de área já construídos, calcularemos os seguintes problemas em relação aos azulejos:

3.1. Qual a quantidade de azulejos por m2?

Largura de um azulejo de forma quadrada: 30cm + 0,25cm = 30,25cm Onde 0,25 cm foi acrescida na largura original devido ao "reboco"

A= L2  = (30,25cm)2     = 916,0625cm2

Metro quadrado: 100cm x100cm

Área= L2

A= (100cm)2 = 10.000cm2

Calculando a quantidade de azulejo por metro quadrado:

Qt= AM/Am    onde  AM= área maior e Am= área menor

QT= 10.000cm2 /   916,0625cm2      = 11u/m2    

3.2 Para calcular a área total de um cômodo cujas paredes serão revestido por azulejos

At= Pc x hc - Aab, onde

At= Área total  a ser revestida;

Pc é o perímetro do cômodo;

hc é a altura das paredes do cômodo e

Aab é a área ocupada pelas aberturas.

Como calcular o número de azulejos necessários?

Qt= At /Az, onde At=área total a ser revestido e Az= área do azulejo ou

Qt= AM /  Amonde AM=área maior e Am= área menor     

                                                           Exemplo

 3.3 Calculando o número de azulejos para revestir as paredes da lavanderia

 Azulejo = 30cm x 30cm

reboco = 0,25cm (distância entre os azulejos)/2

Az=(30,25)2 = 915,0625cm2 onde Az é a Área total do azulejo

Pc=(4x2,3m)=9,2m = 920cm onde Pc é o perímetro da lavanderia

hc=2,7m = 270cm onde hc é a altura das paredes da lavanderia

Aberturas:

Área das duas portas = 2x(210cm x 80cm) = 2x16800cm2=33600cm2

Área da Janela = 80cm x 70cm = 5600cm2

Aab = 2xAp + Aj, onde Ap = Área da Porta e Aj = Área da Janela

Aab = 39200cm2  

At= Pc x hc - Aab, onde

At=(920cmx270cm)-39200cm2 = 209200cm2

At = 209200cm2 =  20,92m2         

Quantidade de Azulejos

Qt=At/Az=209200cm2/(915,0625cm2/azulejo) = 228 azulejos.

Obs. Nestes cálculos considera-se que todos os azulejos teriam aproveitamento de 100%. Isto significa que partes da parede ficariam com azulejos não inteiros. Esteticamente, isto não fica bem.

O problema que se poderia fazer em seguida, poderia o uso das medidas do azulejo, como unidade de medida da parede.