UNIJUÍ – DeFEM

MODELAGEM MATEMÁTICA II

 Qual a melhor alternativa para a aquisição de um maquinário agrícola?

 INTRODUÇÃO

                         Para resolver situações em nosso dia-a-dia em diferentes circunstâncias nos utilizamos da matemática, ela nos auxilia para entender, decifrar e resolver problemas, atendendo as nossas necessidades.

                         Este trabalho busca mostrar modelos matemáticos que podem estar envolvidos em assuntos diversos, se analisarmos mais profundamente e olharmos cientificamente.

                          A disciplina de Modelagem Matemática II por si só busca o aperfeiçoamento de modelos matemáticos e mostra como e porque devemos desenvolver problemas para os nossos alunos resolverem, desafia - los a pensar e raciocinar para encontrar a solução.

                          Optamos pela continuação do trabalho realizado na disciplina de Modelagem Matemática I, onde calculamos o custo da produção de 1 ha de soja e a lucratividade. Utilizando estes dados para Modelagem Matemática II, ou seja, através da lucratividade, desejamos adquirir um maquinário agrícola (Trator). Para isto temos  por objetivo, calcular quanto tempo o produtor levará para pagar este maquinário, bem como faremos uma análise do que seria mais vantajoso: comprar no consórcio ou através de um financiamento.

                        Também temos por objetivo trabalhar a matemática financeira, ligar o conteúdo em discussão com a realidade dos alunos do meio rural, incentivar os mesmos a desenvolverem situações curiosas através de ferramentas matemáticas.

                        No desenvolvimento do trabalho, utilizamos as funções de 1º Grau, a probabilidade, porcentagem, matemática financeira, gráficos, tabelas, Progressão Geométrica (PG)....

Sabendo da necessidade de investimentos com tecnologia na agricultura, e percebendo que este vem sendo notável, desejamos criar um modelo para a compra de um maquinário agrícola.

               
     Voltar    Próximo