UNIJUÍ
– DeFEM
MODELAGEM
MATEMÁTICA II
Qual a melhor alternativa para a aquisição
de um maquinário agrícola?
INTRODUÇÃO
Para resolver situações em nosso dia-a-dia em diferentes circunstâncias nos utilizamos da matemática, ela nos auxilia para entender, decifrar e resolver problemas, atendendo as nossas necessidades.
Este trabalho busca mostrar
modelos matemáticos que podem estar envolvidos em assuntos diversos, se
analisarmos mais profundamente e olharmos cientificamente.
A disciplina de Modelagem Matemática II por si só busca o aperfeiçoamento
de modelos matemáticos e mostra como e porque devemos desenvolver problemas
para os nossos alunos resolverem, desafia - los a pensar e raciocinar para
encontrar a solução.
Optamos pela
continuação do trabalho realizado na disciplina de Modelagem Matemática I,
onde calculamos o custo da produção de 1 ha de soja e a lucratividade.
Utilizando estes dados para Modelagem Matemática II, ou seja, através da
lucratividade, desejamos adquirir um maquinário agrícola (Trator). Para isto
temos por objetivo, calcular quanto tempo o produtor levará para
pagar este maquinário, bem como faremos uma análise do que seria mais
vantajoso: comprar no consórcio ou através de um financiamento.
Também temos por objetivo trabalhar a matemática financeira, ligar o
conteúdo em discussão com a realidade dos alunos do meio rural, incentivar os
mesmos a desenvolverem situações curiosas através de ferramentas matemáticas.
No desenvolvimento do trabalho,
utilizamos as funções de 1º Grau, a probabilidade, porcentagem, matemática
financeira, gráficos, tabelas, Progressão Geométrica (PG)....
Sabendo
da necessidade de investimentos com tecnologia na agricultura, e percebendo que
este vem sendo notável, desejamos criar um modelo para a compra de um maquinário
agrícola.