INTRODUÇÃO
Neste trabalho foram realizadas atividades de matemática que viabilizam o ensino de matrizes abordando situações reais, neste caso, comparando-se custos de sabão glicerina em supermercados de Ijuí com custos de sabão glicerina fabricado de forma caseira. Assim sendo, o presente estudo tem por objetivo levar a sala de aula os acontecimentos que fazem parte do dia- a - dia do aluno, para a partir deles, se desenvolver a modelagem matemática.
Acredita-se que através da modelagem matemática, o aluno poderá dar seqüência aos conhecimentos informais, sem efetuar uma ruptura entre seus conhecimentos adquiridos na vida cotidiana e conteúdos escolares. Sugere-se que atividades sejam realizadas pelo próprio aluno, aproveitando os conhecimentos que traz de casa sobre o sabão caseiro, fazendo com que o aluno seja motivado a ampliar os conhecimentos no desenvolvimento da uma aprendizagem dos conteúdos específicos.
Este trabalho foi realizado a partir da seguinte situação problema; “Analisar o que é mais vantajoso financeiramente:Comprar sabão glicerina industrializado ou fabricá-lo de forma caseira.”