UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DeFEM DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA
O XIS BURGUER
COMOOBJETO DE ESTUDO PARAMODELAGEM MATEMÁTICA
ÁDIA MACHADO DA SILVA,GRACIELE GOLDSCHMIDT DE ÁVILA,JOSÉ APARECIDO DA SILVA FERNANDES
Disciplina: MODELAGEM MATEMÁTICA I
Prof. PEDRO AUGUSTO PEREIRA BORGES
Introdução
Relacionar o tema com a realidade criando significados relevantes;
O xis como instrumento de estudo;
Margem de lucro do comerciante e transporte dos produtos.
Conteúdos de Matemática desenvolvidos através do estudo deste tema.
Etapas do trabalho
Modelos dos gastos com transporte;
Tabelas de coleta de dados;
Modelo para o cálculo de lucro de cada xis das duas lanchonetes;
Modelos sobre Gastos com Transporte:
GASOLINA
Obs: Para encontrar a quilometragem mensal multiplica-se por 30 dias
25 .30 = 750 km/mês
DESPESA COM GASOLINA ( Dg )
C = Consumo por quilômetro (km/l), moto 125CC
Dg = Despesa com gasolina (R$)
P = Preço da gasolina (R$)
Para calcular o consumo, aplica-se regra de três:
distância( km ) gasolina( l )
25 1
2.x C
C = 2. l
Considerando 30 dias, basta multiplicar o valor de consumo por 30, logo:
Dg = C.P Dg = R$ 103,20 por mês
DESGASTE DA MOTO ( Dm )
Pneu:
km
|
R$
|
7000
|
48
|
750
|
P
|
Um Pneu =R$ 5,14
Dois Pneus = R$ 10,28
Oficina (Of):
Custo da revisão R$ |
km rodados |
45 |
3000 |
Of |
750 |
Of = R$ 11,25
Portanto, para calcular o desgaste da moto ( Dm ), usa-se o seguinte modelo:
Dm = P + Of ondeDm = Desgaste da moto
P = Gasto com pneu no mês
Of = Gasto com oficinas no mêsDm = R$ 21,53
SALÁRIO DO ENTREGADOR + ENCARGOS SOCIAIS ( Se)
Se = ( R$ 180,00 + R$ 45,00 de encargos)
Se = R$ 225,00
O total de gastos com transporte no mês é de:
T = Dg + Dm + SeT = R$ 349,73 T = transporte
II- Tabelas de Coleta de Dados: Tabela 1: Relação dos custos de 3 lanches(xis) em 2 Lanchonetes da cidade de Ijuí-RS
III- Modelo para o Cálculo de Lucro de Cada Xis das Duas Lanchonetes
Qual é o lucro para cada Xis nas lanchonetes em R$?
L= R D
OBS:Com os dados obtidos na tabela 1, substitui-se os valores no modelo acima, sabendo que:
Exemplo:
L = R D
L = 3,50 1,95
L = 1,55onde L é lucro, R é receita e D é despesa.
Qual é o lucro para cada xis nas lanchonetes em percentagem (%)?
Com os dados obtidos na tabela 1, substitui-se os valores no modelo acima, sabendo que
L%=[(R-D).100 ]/Conde L% é a porcentagem de lucro sobre o custo, R é receita e D é despesa e C o custo.
CONCLUSÃO
Através do trabalho realizado torna-se possível para os alunos fazer relações com a realidade, através dos modelos criados, que lhes permitirão uma visão crítica do assunto.
O modelo do transporte poderá ser utilizado em outras empresas.
Em resumo, a modelagem matemática pode ser no futuro um método de importância relevante, em se tratando de ensino de matemática.