Valderez, Inês e Mara
Aula do dia 10/10/2005
Conteúdo: Equações de 1ª Grau com uma Incógnita.
Série- 6ª série ou 7ª série.
ATIVIDADES
ENVOLVENDO EQUAÇÕES DE 1° GRAU COM UMA INCÓGNITA
Atividades práticas para o estudo de equações de 1º grau.
Atividade nº1 - Utilizando balança .
Material : Uma balança de dois pratos , 6 moedas uniformes ou outro material
sugerido pelo professor .
Procedimento:
1) Tente deixar a
balança em equilíbrio , ou seja, faça com que os pratos estejam na mesma altura
.
2) Coloque uma moeda em um dos pratos e veja o que acontece com cada um dos
pratos . Anote em seu caderno o que você observou.
3) Faça algo para deixar a balança novamente equilibrada, sem tirar a moeda já
colo cada. 4) Acrescente mais duas moedas em um dos pratos e veja o que
acontece .
5) Acrescente moedas de modo que a balança fique equilibrada novamente .
6) Deixe 3 moedas em cada lado da balança e depois tire uma moeda em um dos
lados e veja o que acontece com a posição dos pratos .
7)Faça algo para deixar a balança em equilíbrio novamente. 8) Tire duas moedas
de um dos pratos e diga o que você deve fazer no outro prato para que a balança
fique equilibrada 9) Pense um pouco sobre as questões abaixo :
a) Se num dos pratos de uma balança houver 8 moedas soltas e no outro prato ,
um pacote fechado com moeda do mesmo tipo: deste modo à balança estará quase
equilibrada e ficará totalmente equilibrada se , junto com as moedas soltas
acrescentamos um papel dos mesmos tipo e tamanho do que foi usado para fazer o
pacote . Você saberia dizer quantas moedas há no pacote ?
b) Uma balança está em equilíbrio e em cada prato existem moedas soltas . Se
forem tiradas 3 moedas de um lado da balança , o que você deve fazer no outro
lado para deixar a balança em equilíbrio ? por quê ?
c) Supondo que cada prato de uma balança existem 8 moedas, se num dos pratos
forem acrescentados 2 moedas , o que se deve fazer no outro lado , para deixar
a balança equilibrada ?
d) Uma balança está em equilíbrio contendo 4 moedas em cada lado . Se num dos
lados à quantidade de moedas for triplicada, o que deve ser feito no outro lado
da balança ?
e)Supondo que uma balança esteja equilibrado contendo um certo número de moedas
iguais em cada lado : se num dos lados dividirmos o número de moedas por 2 , o
que devemos fazer com as moedas do outro lado para continuar com a balança
equilibrada ? E se dividíssemos o número de moedas um dos lados por 3 , 4 ou 5
, deixando somente uma parte num dos pratos , o que fazer que o número de
moedas do outro lado para manter o equilíbrio da balança?
Obs: Para melhor entender estas atividades práticas desenvolvidas, os alunos
deverão:
* Abrir o endereço http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/
* Clicar no Ensino Fundamental- Equações.
* Clicar na atividade 1 e 2 - Equilíbrio e Igualdade.
.
Atividade 2 - DETERMINANDO O VALOR DO TERMO DESCONHECIDO POR TENTATIVA, USANDO
A BALANÇA.
Material:Uma balança , 7 moedas soltas e pacotes com 1 a 7 moedas preparadas
anteriormente.
Procedimento:
1) Procure um pacote que contém X moedas, pois X indica o número de moedas que
contém o pacote.
2) Descubra o valor dos demais termos desconhecidos que estão representando os
números de moedas que contém cada um dos pacotes Y, Z , W , R, ..
Atividade 3 - DESCOBRINDO O VALOR DO X SEM EQUILIBRAR A BALANÇA.
MATERIAL ; Uma balança e material fornecido pelo professor (caixa de fósforos
com moedas e pacotes com x moedas que foram preparados anteriormente).
PROCEDIMENTO; 1) Pegue o material de nº 2, onde numa caixa de fósforos está
X +2 e na outra 5 moedas soltas, ou seja, num lado existe um pacote com X
moedas mais duas moedas e no outro lado 5 moedas soltas e um papelzinho que
compensará
(a peso da embalagem do pacote 2) Coloque no prato tudo que tiver na caixinha
da esquerda e no prato da direita tudo o que tiver na caixinha da direita.
3) Agora você deverá planejar como deixar somente um pacote X no prato esquerdo
e o número de moedas que corresponde o valor do X no outro lado , mas sem
desequilibrar a balança . Lembre -se de que você faz algo num dos lados da
balança, deverá fazer o mesmo no outro para não desequilibrar a balança. 4)
Registre o que havia na balança do início ao fim. Veja a sugestão de registro :
Inicio : X + 2 = 5
Ação : X + 2 - 2 = 5 -2 (tirei duas moedas de cada lado)
Final : X = 3
5) Escreva tudo o que você faria para achar o valor de X das equações a seguir
:
a) lado 1 lado 2 d) X + 3 = 8
Início : X + 5 = 7 Ação:...........................
Final:.......................
b) X + 7 = 9 e) X + 9 = 11
c) X + 2 = 5 f) X + 4 = 5
6) Pegue agora o material nº 3 e descubra o valor de X, deixando no final o
pacote X inteiro num lado e no outro o número de moedas que correspondem o X se
desequilibrar a balança.
7) Registre o início, a ação e o final em seu caderno :
8) Escreva o procedimento para achar o valor de X em cada caso. Imagine que em
cada lado está num prato de balança , registre a ação que você faria para
deixar um lado somente com x inteiro e no outro o número de moedas
correspondentes a X :
a) X - 1 = 4 b) X + 1 = 4
c) X - 4 = 7 d) X + 4 = 7
CADA EXERCÍCIO QUE VOCÊ INICIA É UMA EQUAÇÃO : O VALOR DE X ENCONTRADO PODE SER
CHAMADO DE RAIZ DA EQUAÇÃDA EQUAÇÃO ? CADA AÇÃO É UM CANCELAMENTO .
Responda:
a) Pra você cancelar um número que estava sendo adicionado, o que você faz ?
b) Para você cancelar um numero que estava sendo subtraído . O que você faz ?
Para efetuarmos a multiplicação e divisão, devemos aplicar o mesmo
procedimento, usando a atividade 3 e 4- Valor de uma Incógnita.
Após realizar estas atividades fazer o seguinte questionamento:
- Para você cancelar um numero que estava sendo multiplicado . O que você faz ?
- Para você cancelar um numero que estava sendo dividido . O que você faz ?
Para conferir as atividades a seguir,os alunos deverão:
* Abrir o endereço http://www.unijui.tche.br/defem/matematica/
* Clicar no Ensino Fundamental- Equações.
* Equações no Excel.
1-Ache o valor de X aplicando a regra prática .
a) - 3 X = 12
b) 3 X + 2 X = 20
c) 5 X - 2 = - 9
d) - 3 + 4 X = - 1 5
e) 3 X - 5 X = - 1 2
f) X/2 = - 4
g) - 3 X - 4X = - 28
h)2 X + 5 X = 3 5
i) 5 X + 3 = 5 3
j) 2 X - 4 X = 6
L) 3 X + X = 3 8
m) 2 X - 5 X = 51
n) 4X + 3 X = - 28
o)8 X - 2 0 = 3 X + 5
p) 6 X - 19 = 4 X - 1 6
q) 2 X + 1 = 3 X + 1
r) 3 X + 1 0 = 2 X - 4
s) 3 X + 3 = X – 5
t) 3 X - 1 1 = 1 8
u) 4 + 2 ( X - 3 ) = 0
v) 4 X + 4 = X - 8
2-Fluxograma:
A-Pense num número, some 5, calcule o dobro, retire 8 do, calcule a metade,
diminua o número pensado,
o resultado é? Ex. O menino pensou no n° 1.
Operação: - 1=
3-Um gavião encontrou um bando de pombas e perguntou-lhe:”Aonde ides, ó cem
pombas?” Estas responderam:”Não somos,cem; nós,mais a metade de nós, juntamente
contido, seremos cem”. Quantos eram as pombas?
Resolução : x + +1 =100
4-Um colar se rompeu quando brincavam dois namorados. Uma fileira de pérolas
escapou. A sexta parte dessas pérolas ao solo caiu.A quarta parte na cama
ficou.Um terço pela jovem se salvou. A décima parte o namorado recolheu. E com
seis pérolas o colar ficou. Diga-me quantas pérolas tinha o colar dos
namorados?
Resolução: + + + = x+ 6
5- Um número somado com o dobro de seu consecutivo, resulta em 107. Qual é o
número?
6- Se um melão pesa um quilo mais meio melão, quanto ele pesa?
7-Se você não sabe resolver a equação x3 + x = 68. Mas me diga ao menos se a
solução é 2 ou 3 ou 4 ou 5.
8-José tem x reais e seu irmão João tem 320 a mais. Se os dois juntos tem 1.610
reais, quanto é que José tem?
9-Hélio tinha uma certa quantia e foi ao shopping. Lá gastou 1/3 da quantia na
compra de um livro, gastou ¼ da quantia na compra de um CD e ainda ficou com R$
25,00. Qual a quantia que Hélio tinha?
10- Qual é o número cuja a quinta parte somada com 15 é igual a sua terça
parte, menos 9.
11- Um telefone cujo preço é R$97,00, esta sendo vendido com o seguinte plano
de pagamento: R$ 40,00 de entrada e o restante em 3 prestações iguais. Qual o
valor de cada prestação?
12- Adicionando 5 aos três quartos de um número, dá o mesmo que adicionar 3 aos
quatro quintos dele. Que número é?
13-A idade do pai é quádruplo da idade de seu filho. Dentro de cinco anos, a
idade do pai será o triplo da idade do filho. Qual a idade atual de cada um?
14- O triplo da quantia que Evair possui, mais R$ 22,00 da exatamente para
comprar um par de tênis que custa R$ 67,00. Quanto tem Evair?
15- A soma de dois números é igual a 8 e a diferença vale 4. Calcule os
números?
16-Um número é o dobro do outro e sua diferença é igual a 5. Quais são os
números?
17-A soma de dois números vale 10 e a diferença 4. Qual é o maior número?
18-A soma das idades de um pai com um filho é de 82 anos. Se a idade do pai é o
dobro da idade do filho subtraído de 8,calcule estas idades.
19-Determine dois números cuja soma seja 93 e a diferença é 57.
20- Para a eleição do líder da turma 142, a diferença entre o vencedor e o
segundo colocado foi de 12 votos. Sabendo-se que a turma tem 30 alunos,pergunta-se
quantos votos obteve cada um?
21-Calcular dois números sabendo que a diferença entre eles é 10 e que o triplo
do maior aumentado do menor resulta 110.
22- Num estacionamento entre carros e motos, há 23 veículos. O número total de
rodas é 74.Qual o total de carros e motos tem no estacionamento?
23-Numa fazenda, seu dono comprou vacas e galinhas, num total de 8 cabeças e 22
pés. Qual o número de galinhas?
24-A soma das idades de Tom e Laura é igual a 30 anos. A idade de Laura é igual
de Tom menos 2 anos. Qual é a idade de Laura?
25- Um sorvete custa x reais e um picolé custa y reais. A diferença entre o
preço do sorvete e o preço de um picolé é 4 reais. Raquel tomou um sorvete e
comprou dois picolés, gastando ao todo 13 reais. Qual é o preço do sorvete?