At6ividade elaborada por Zeni
Roteiro de atividades para os alunos:
1) Observe a balança e responda: Porque a balança fica desequilibrada quando a
bola azul está fora do prato que fica do lado direito?
2) Se as três bolas verdes do prato do lado direito pesam 54 gramas. Qual é o
peso da bola azul do lado esquerdo?
3) Seria possível manter o equilíbrio da balança com 4 bolas verdes em um dos
pratos e uma bola verde e uma azul no outro prato?
4) Se a bola azul não fosse colocada em nenhum dos pratos o que seria possível
fazer para manter o equilíbrio da balança?
5) Quantas bolas verdes seriam necessárias para manter o equilíbrio da balança se
a bola azul fosse colocada no prato do lado direito?
6) Agora volte para a página principal e clique na atividade 2: Equilíbrio e
Igualdade
7) Observe a balança e responda. Porque a balança fica desequilibrada quando a
bola azul está fora do prato que fica do lado direito?
8) Clique sobre balança para chamar a figura interativa.
9) Se as 4 bolas verdes do prato esquerdo pesam 48g, qual é o peso da bola
azul?
10) Seria possível manter o equilíbrio da balança com 5 bolas verdes em um dos
pratos e uma bola azul e duas verdes no outro?
11) Se a bola azul não fosse colocada em nenhum dos pratos o que seria possível
fazer para manter o equilíbrio da balança?
12) Quantas bolas verdes seriam necessárias para manter o equilíbrio da balança
se a bola azul fosse colocada no prato do lado direito?
13) Agora volte para a página principal e clique na atividade 3: Valor de uma
incógnita.
14) Agora clique sobre a balança para chamar a figura interativa.
15) Mova pelo ponto azul, as argolas de valor 3 para o rato da direita. Observe
anote o que aconteceu com a balança.
16) Faça o mesmo procedimento com as argolas de valor 4.
17) Agora mova para o prato do lado direito as argolas de valor 4 e 3. Observe o
que aconteceu com a balança.
18) Agora mova para o prato da direita as argolas com valor 9.observe a balança
e anote o que aconteceu.
19) Se X representa o número de argolas que estão escondidas na caixa azul
desenhada, qual é o número que X está representando? ( ) 3 ( ) 4 ( ) 7 ( ) 9
20) Justifique sua resposta:
21) Agora volte para a página principal e clique na atividade 4: Valor de uma
incógnita.
22) Mova pelo ponto azul, as argolas de valor 3 para o prato do lado direito.
Observe anote o que aconteceu com a balança.
23) Faça o mesmo procedimento com as argolas de valor 2.
24) Agora mova para o prato do lado direito as argolas de valor 2 e 3. Observe o
que aconteceu com a balança.
25) Agora mova para o prato da direita as argolas com valor 6.observe a balança
e anote o que aconteceu.
26) Se X representa o número de argolas que estão escondidas na caixa azul
desenhada, qual é o número que X está representando? ( ) 3 ( ) 2 ( ) 6 ( ) 5
27) Justifique sua resposta:
28) Volte para a página principal e clique na atividade 5: Equações
29) Clique sobre a balança para chamar a figura interativa.
30) Mova as argolas, colocando duas argolas em cada prato. A balança fica
equilibrada?
31) Repita o procedimento anterior e coloque também mais 3 argolas no prato do
lado direito. A balança ficou equilibrada?
32) Agora retire duas argolas do prato do lado direito e duas do prato do lado
esquerdo. O que aconteceu com a balança?
33) A partir dessas observações é possível determinar o valor de argolas dentro
da caixa azul? Que valor é este?
34) Volte para a página principal e clique em Equações com Excel e confira o
resultado das equações trabalhadas em aula, substituindo os valores nas células
cinzas.
TIPO 1
a) x + 3 =
b) x + 12 =
c) x + 6 =
d) x + 10 =
e) x + 40 =
TIPO 2
a) x - 3 =
b) x - 12 =
c) x - 6 =
d) x - 5 =
e) x - 108 =
TIPO 3
a) 3x = 9
b) 4x = -12
c) 7x = 21
d) 13x = 78
e) 14x = -168
TIPO 4
a) x = 8
b)X = 8
c) X = -2
d) X = 6
e) X = -11
2
11
11
9
6
TIPO 5
a) 2x + 5 = 5
b) 2x + 6 = 8
c) 2x + 10 = 2
d) 3x + 5 = 2
e) 4x + 10 = -2
TIPO 6
a) 2x - 13 = 7
b) 5x - 10 = 5
c) 7x - 98 = 0
d) 9x - 124 = 11
e) 10x - 120 = 10
TIPO 7
a)X + 2 =3 b)
X - 3 =5
c) X +4= 8 d) X -1 = 9
2
2
4
3