ATIVIDADES ELABORADAS PARA COMPREENSÃO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES
Observe os pedaços de frações, leia as questões, discuta com seu grupo e responda em seu caderno:
Clique com o mouse sobre os pedaços para movimentá-lo.
- Inteiro formado por pedaços de 1/6:
Coloque sobre a barra os pedaços de 1/6 necessários para preenchê-la.
Quantos pedaços foram necessários?
O que os pedaços de 1/6 têm em comum?
Faça a escrita por extenso da fração 1/6.
- Inteiro formado por pedaços de ¼:
Preencha a barra com pedaços de ¼. Quantos pedaços foram necessários?
O que representa a barra? E os pedaços de ¼?
Escreva por extenso a fração ¼.
Na fração ¼, o que representa o algarismo 1? E o algarismo 4?
Lembre da fração anterior 1/5. Foram necessários mais ou menos pedaços que a fração ¼ para compor o inteiro? O que se pode perceber com isso?
- Inteiro formado por pedaços de 1/3:
Observe a fração 1/3 e imagine (antes de colocá-la sobre a barra) quantos pedaços seriam necessários para preenche –la. Verifique se acertou, colocando os pedaços de um terço sobre a barra.
A barra foi dividida em três partes iguais. Escreva essa informação na forma fracionária.
Lembre da fração 1/4. Foram necessários mais ou menos pedaços que a fração 1/3 para compor o inteiro? Por que isso acontece?
Na fração 1/3 indique o numerador e o denominador.
- Inteiro formado por pedaços de 1/2:
Coloque os pedaços de ½ sobre a barra. Em quantas partes o inteiro foi dividido? ½ é na verdade a ___________ de um inteiro.
Quantas pedaços de 1/4 seriam necessários para formar um pedaço de ½? Quantos pedaços de 1/6 seriam necessários? E de 1/12?
- Inteiro formado por pedaços de 1/12:
Observando o pedaço de fração 1/12, responda sem sobrepô-lo ao inteiro, quantos 1/12 formam um inteiro. A seguir, faça a verificação de sua resposta.
Se para formar um inteiro são necessários 12 pedaços de 1/12, quantos são necessários para formar ½? E 1/6?
Escreva por extenso a fração 1/12?
Qual é a fração maior: 1/12 ou 1/6?
- De acordo com o que você observou, coloque em ordem crescente as frações ½, ¼, 1/6, 1/3, 1.
- Escreva o que você entende por fração.
Atividades elaboradas por professores do ensino fundamenta. Projeto: o Uso da Informática no Ensino da Matemática na Educação Básica