ATIVIDADES ELABORADAS PARA COMPREENSÃO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES

 Observe os pedaços de frações, leia as questões, discuta com seu grupo e responda em seu caderno:
Clique com o mouse sobre os  pedaços  para movimentá-lo.


- Inteiro formado por pedaços de 1/6:
 Coloque sobre a barra os pedaços de 1/6 necessários para preenchê-la.
 Quantos pedaços foram necessários?
 O que os pedaços de 1/6 têm em comum?
 Faça a escrita por extenso da fração 1/6.

- Inteiro formado por pedaços de ¼:
 Preencha a barra com pedaços de ¼. Quantos pedaços foram necessários?
 O que representa a barra? E os pedaços de ¼?
 Escreva por extenso a fração ¼.
 Na fração ¼, o que representa o algarismo 1? E o algarismo 4?
 Lembre da fração anterior 1/5. Foram necessários mais ou menos pedaços que a fração ¼ para compor o inteiro? O que se pode perceber com isso?

- Inteiro formado por pedaços de 1/3:
 Observe a fração 1/3 e imagine (antes de colocá-la sobre a barra) quantos pedaços seriam necessários para preenche –la. Verifique se acertou, colocando os pedaços de um terço sobre a barra.
 A barra foi dividida em três partes iguais. Escreva essa informação na forma fracionária.
 Lembre da fração 1/4. Foram necessários mais ou menos pedaços que a fração 1/3 para compor o inteiro? Por que isso acontece?
 Na fração 1/3 indique o numerador e o denominador.

- Inteiro formado por pedaços de 1/2:
 Coloque os pedaços de ½ sobre a barra. Em quantas partes o inteiro foi dividido? ½ é na verdade a ___________ de um inteiro.
 Quantas pedaços de 1/4 seriam necessários para formar um pedaço de ½? Quantos pedaços de 1/6 seriam necessários? E de 1/12?

- Inteiro formado por pedaços de 1/12:
 Observando o pedaço de fração 1/12, responda sem sobrepô-lo ao inteiro, quantos 1/12 formam um inteiro. A seguir, faça a verificação de sua resposta.
 Se para formar um inteiro são necessários 12 pedaços de 1/12, quantos são necessários para formar ½? E 1/6?
 Escreva por extenso a fração 1/12?
 Qual é a fração maior: 1/12 ou 1/6?


- De acordo com o que você observou, coloque em ordem crescente as frações  ½, ¼, 1/6, 1/3, 1.
- Escreva o que você entende por fração.

Atividades elaboradas por professores do ensino fundamenta. Projeto: o Uso da Informática no Ensino da Matemática na Educação Básica