Curso de Geossintéticos – UPF

No dia 03 de maio de 2016 das das 08h às 18h, o grupo PET esteve presente no curso “Projetando com Geossintéticos: Soluções para Engenharia Geotécnica”, promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – Núcleo Rio Grande do Sul – ABMS NRRS, em Passo Fundo/RS, atividade essa, realizada em parceria com a Geo Soluções – a Strata Company.

Olimpíadas Empreendedoras 2016 Unijuí

1portalolimpiada

A 2ª edição da Olimpíada Empreendedora da UNIJUÍ é uma oportunidade para que estudantes e egressos da UNIJUÍ, de graduação, de pós-graduação, de mestrados e de doutorados, possam estruturar as suas ideias em pitch de negócios ou de soluções sociais e inscrever seus projetos na modalidade empreendedorismo em negócios ou na modalidade empreendedorismo em soluções sociais.

São duas categorias: Empreendedores em Negócios e Empreendedores em Soluções Sociais.

O grupo PET teve representantes nesta 2ª Edição, na categoria Empreendedores em Negócios, os alunos Gabriel Immich, Luciana Cardoso, Daniela Dolovistch, Felipe Kirschner e Nathani Feldens que desenvolveram um plano de negócios para uma de Empresa de soluções térmicas, a apresentação aconteceu no dia 21 de Junho.

Minicurso normalização trabalhos e portal CAPES

Todos os alunos do curso de Engenharia Civil foram convidados para participar na sexta-feira dia 15 de abril de 2016 a partir das 13:30h, no auditório do DCEEng de uma Capacitação em Pesquisa, com uma das bibliotecárias da UNIJUÍ, juntamente com a disciplina de Projeto de Conclusão de Curso.

Na oportunidade foram expostos os seguintes temas:

-Pesquisa no portal CAPES;

-Pesquisa bibliográfica;

-Referências bibliográficas e

-Citações.

 

 

Minicurso de AutoCAD 2D promovido pelo grupo PET

a

O Grupo PET da Engenharia Civil da UNIJUI  promoveu um Curso de AutoCAD 2D para os alunos. Tendo como público alvo os alunos do 1º e 2º semestre. Sabendo da importância do programa AutoCAD  usado na Construção Civil e em diversas áreas, o qual acompanha o aluno em toda a graduação.

O curso contou com 4 aulas, com início no dia 08 de Abril ministradas pelos alunos do Grupo PET nas sextas-feiras à tarde, com início às 13h30 até as 16h30, na sala DT-203, no DCEEng. Os alunos que fizeram e compareceram em todas as aulas ganharam certificado de 12 horas, podendo ser utilizado para as horas complementares.

No final do curso foi realizada uma pesquisa de opinião, com sugestões para melhorar o curso. As respostas dos alunos em sua totalidade foi positiva, o que deixou o grupo PET ainda mais motivados para realizar este curso novamente. Abaixo algumas das respostas da pesquisa:

a

a

a

Ciclo de Formação para Pesquisa 2016 – Trabalho Destaque

Os trabalhos-destaque foram indicados a partir da avaliação dos resumos e da apresentação do Pôster. Como regra, foi escolhido até um trabalho por área do conhecimento por evento, exceto nos casos em que a avaliação foi idêntica. A Sessão Solene de entrega dos certificados aos autores dos trabalhos destaque aconteceu no dia 28 de março de 2016, juntamente com a abertura do Ciclo de Formação para a Pesquisa 2016, quando também será dado início à exposição itinerante dos pôsteres dos trabalhos-destaque nos Campi da UNIJUÍ.
O destaque nas Engenharias foi o artigo com título:

CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PELA METODOLOGIA MCT

tendo como autor o ex bolsista PET, Lucas Pufal, e como coautoras Anna Paula Sandri Zappe e Nicole Deckmann Callai orientados pelo Tutor Carlos Alberto Simões Pires Wayhs.

a

Grupo PET recepcionam calouros de Engenharia Civil


11892279_1044504222235880_3156081451943451910_n

No dia 14 de Março de 2016 integrantes do grupo PET estiveram visitando a turma da disciplina de Introdução a Engenharia ministrada pelo professor Fernando Wypyszynski. Com o objetivo de recepcionar os calouros e apresentaram o PET  – Programa de Educação Tutorial, falando sobre os objetivos do grupo de envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos, além de falar sobre as principais pesquisas que estão sendo desenvolvidas.