Primeira oficina realizada com a escola 15 de novembro proporciona passeio à Usina Velha

Uma nova escola é parceira do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola! No dia 11 de setembro, a equipe do projeto realizou a primeira oficina na Escola Municipal Fundamental 15 de Novembro, de Ijuí. Um grande grupo de alunos participou da oficina de fotografia, ministrada pelo professor e coordenador do projeto, Celestino Perin, auxiliado pelos bolsistas, na qual os alunos foram orientados quanto às técnicas e dicas para melhor produzir uma foto, levando em conta a iluminação, o ângulo, o posicionamento e o enquadramento. Após as instruções, o grupo seguiu, acompanhado das professoras Mitria da Costa e Mirian de Oliveira, para a Usina da Sede, no Rio Potiribu, mais conhecida por Usina Velha, localizada próximo à escola.

A Usina Velha é a mais antiga usina de produção de energia em funcionamento no Rio Grande do Sul, com equipamento originais de 1923, porém, em breve, uma nova usina será construída no local. Durante o passeio, os estudantes puderam observar a beleza e a força da natureza e a capacidade de intervenção do homem na mesma, além de estimular a compreensão quanto a necessidade de preservação do meio ambiente. Os mesmos também puderam observar de que forma as águas são capazes de colaborar para a produção de energia e qual a importância de se conservar os mananciais e não poluir a água que chega em nossas casas diariamente. Muitos dos alunos não conheciam as instalações da Usina e ficaram admirados com a cascata, com mais de 10 metros de altura, e os enormes geradores ainda em funcionamento.

Segundo a professora Miriam de Oliveira, a oficina realizada com o grupo de estudantes da escola 15 de Novembro foi gratificante para os mesmos, que se envolveram com a atividade proposta e puderam aprimorar sua percepção quanto à necessidade de preservação do meio ambiente. “Os estudantes gostaram bastante. Aqueles que tinham câmera e puderam fazer o registro se envolveram, como pode ser visto nos registros fotográficos. Eles estão ansiosos para participar da próxima etapa, ainda mais porque que será no campus da Unijuí. Essa oficina foi importante para conscientizar os alunos quanto à preservação do nosso patrimônio”, destaca a professora.