Escola 15 de Novembro realiza capacitações para a inauguração da rádio

As propostas de trabalho desenvolvidas com a Escola Municipal Fundamental 15 de Novembro, de Ijuí, têm por foco colaborar para o desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas dos estudantes, colaborando no aprimoramento da dicção, da oratória, do manuseio de equipamentos, do conhecimento sobre diferentes áreas, tanto com atividades práticas quanto teóricas, a fim de estimulá-los à prática comunicativa. Um dos focos do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo é incentivar os alunos e professores à criação de uma rádio na própria instituição de ensino, para que os alunos possam expor de forma prática o conhecimento adquirido ao longo das oficinas e desenvolver uma comunicação informativa sobre o que acontece no âmbito escolar para os demais colegas.

A primeira oficina realizada na Escola 15 de Novembro, no dia 11 de setembro, foi de foto, na qual os estudantes foram instruídos sobre técnicas que auxiliam no momento de fazer um belo registro, levando em conta angulação, posicionamento, iluminação e enquadramento. O conhecimento teórico foi aplicado na prática realizada no mesmo dia, na qual os alunos se deslocaram até a Usina Velha, próxima à escola, para fazer registros da natureza e da arquitetura do lugar visitado. Puderam, também, compreender o ciclo das águas e a necessidade de preservação do ecossistema.

Uma oficina de empreendedorismo também foi realizada com os estudantes, no dia 25 de setembro, na qual foi trabalhado o pensamento empreendedor nos mesmos, direcionado para seus sonhos, com estímulos motivacionais, além do destaque para importância da educação e do emprenho para alcançar as metas.

No dia 09 de outubro, o grupo de alunos da Escola 15 de Novembro esteve na Unijuí. Na oportunidade, foi realizada uma oficina audiovisual, com atividades animadas em frente a câmera, desinibição, atuação e utilização do Chroma Key para a edição de cenas. Também foram realizados os primeiros testes de gravação para a rádio da escola, com o desenvolvimento de slogans e trilhas sonoras.

A última oficina realizada antes do dia da inauguração da rádio ocorreu na tarde do dia 1° de novembro, quando os estudantes estiveram no estúdio de áudio do curso de Comunicação da Unijuí para realizar as primeiras gravações da Rádio Estação 15, além de uma capacitação referente aos formatos de notícia utilizados no rádio e técnicas de locução.

Para Gabriele dos Santos, estudante da escola 15 de Novembro, as atividades estão sendo divertidas e proveitosas. Ela destaca que está gostando das atividades práticas, que estimulam o desenvolvimento das suas habilidades para a comunicação. “As oficinas, tanto de rádio quanto de vídeo, estão me ajudando a perder a vergonha de falar no microfone”. A adolescente também conta sobre sua expectativa para a inauguração da rádio Estação 15, que ocorrerá no dia 21 de novembro. “Eu tenho certeza que a rádio vai ser um grande projeto, legal e diferente, que todos vão se envolver, e gostar”, destaca Gabriele.