As novas escolas parceiras do projeto em 2018

Enquanto algumas escolas inauguram suas rádios após várias etapas de aprendizagem nas oficinas de dicção e oratória, fotografia, empreendedorismo, vídeo e finanças, há outras que chegam para iniciar a caminhada no projeto. Em 2018, três escolas se tornaram as novas parceiras do Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola.

A equipe do projeto conheceu a Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro, de Santa Rosa, no dia 16 de julho. Um grupo de estudantes participou da oficina de foto, coordenada pela jornalista e analista em comunicação, Talita Mazzola. Na atividade, os alunos puderam conhecer enquadramentos, ângulos e posicionamentos que colaboram para a construção de uma boa fotografia. Os alunos foram desafiados a produzir fotos sobre a arquitetura e o ambiente do entrono da comunidade escolar. Com o uso de celulares e câmeras, os alunos puderam perceber sob outra perspectiva o ambiente em que estão inseridos. Eles puderam trabalhar questões de iluminação, foco e zoom, aprimorando as habilidades que resultaram em belas fotografias apresentadas aos demais colegas. Segundo Junior Kolher, um dos alunos que participou da oficina, em pouco tempo, puderam aprender dicas importantes sobre a fotografia. “A experiência foi legal. Aprendemos sobre foco, ângulos, como tirar uma foto, o enquadramento. Só pela explicação que deram já consegui tirar fotos bem melhores, só neste primeiro dia.”
Uma nova escola, novas propostas, novas experiências!

No dia 13 de setembro fomos até Panambi, para apresentar o projeto na Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde. Na oportunidade, foi realizada a oficina de fotografia, coordenada pelo professor Celestino Perin, através da qual o grupo participante pode compreender técnicas fotográficas para produzir belos registros. No dia 19 de novembro, o grupo de alunos esteve nos laboratórios de vídeo e áudio do curso de Comunicação da Unijuí para a realização da oficina audiovisual. Os estudantes, que já estão com a rádio Conexão Jovem no ar, realizaram oficinas que possibilitaram o desenvolvimento comunicacional, a desinibição e a prática radiofônica. Além disso, conheceram o funcionamento do Chroma Key e a produção de vídeos criativos.

A Escola Municipal Fundamental 15 de novembro, em Ijuí, é outra parceira. Conhecemos a escola no dia 11 de setembro, quando realizamos uma oficina de foto na Usina Velha, localizada próxima a escola. Na tarde do dia 9 de outubro, o grupo de estudantes da esteveram nos laboratórios de áudio e vídeo da Unijuí. Os alunos participaram de uma oficina de chroma key, na qual puderam perceber como funciona o sistema de edição através do “fundo verde”. Os estudantes também desenvolveram gravações de áudio, focando no desenvolvimento da rádio na escola. No dia 1° de novembro realizamos a oficina de rádio, direcionada para a produção de vinhetas e treino da locução. No dia 21 de novembro, tivemos a honra de prestigiar a inauguração da Rádio Estação 15, na escola. Na oportunidade, integrantes da equipe da rádio apresentaram aos demais alunos da escola a primeira programação da rádio, como resultado das participações nas oficinas.

A cada ano novas metas são cumpridas e novos objetivos, concretizados!

One thought on “As novas escolas parceiras do projeto em 2018