Escola João Goulart é a nova parceira do projeto

O projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola desenvolveu uma nova proposta de trabalho, dessa vez na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart, de Ijuí. Duas atividades foram realizadas até o momento: a oficina de liderança, coordenada pela professora do curso de Administração, Marisandra da Silva Casali, e a oficina de finanças, sob a responsabilidade da professora do curso de Ciências Contábeis, Roselaine Filipin, ambas da Unijuí.

Na oficina intitulada “procuram-se super-heróis”, ministrada pela professora Marisandra Casali, no dia 17 de abril, abordou a temática liderança. Foram trabalhadas com os alunos as temáticas relacionadas com motivação, a confiança, a força de vontade, a persistência e a honestidade, bem como estimulá-los a desenvolver suas capacidades, destacando a importância tanto para o meio acadêmico e profissional, quanto para o social. Além disso, os estudantes foram questionados sobre qual o papel de um líder e como deve ser formado seu perfil, levando em conta seu caráter e suas atitudes.

No dia 22 de abril, um grupo de alunos participou da “oficina de finanças pessoais”, com foco em noções básicas do uso do programa Excel, trabalhando questões cotidianas ligadas ao controle financeiro. A atividade foi orientada pela professora Roselaine Filipin, que destacou a aplicabilidade do Excel como forma de controlar os gastos, a partir do recebimento de um salário mínimo. Os estudantes foram desafiados a trabalhar com a aquisição de empréstimos e as taxas de juros, o endividamento e o investimento na poupança.

As primeiras atividades desenvolvidas na escola João Goulart introduziram o projeto Rádio na Escola no ambiente de instituição de ensino fundamental, proporcionando maior aprendizagem aos estudantes. Outras oficinas práticas estão em planejamento e em breve serão realizadas na escola.