Oficina de fotografia realizada na escola João Goulart estimula novo olhar para a comunidade

Uma nova oficina foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart, de Ijuí, dessa vez na área da comunicação. A “oficina de fotografia”, realizada no dia 28 de maio, sucedeu as formações de “liderança” e “finanças pessoais”. A atividade foi coordenada pelo professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, Celestino Perin, que apresentou dicas para a produção de registros fotográficos, levando em consideração angulação, posicionamento, iluminação e enquadramento.

Após as instruções, os participantes foram estimulados a fotografar o entorno da comunidade escolar, destacando a arquitetura e o meio ambiente e aplicando na prática as dicas recebidas. Foram produzidas fotografias de diferenciadas angulações, que valorizaram as belezas locais e pequenos detalhes que, por muitas vezes, passam despercebidos.

Segundo o professor Celestino, a partir da oficina teórica ministrada, os estudantes conseguem apresentar resultados práticos. “Quando os alunos começam a registrar a partir do conhecimento prévio da linguagem, eles também vão ao seu olhar captar na comunidade escolar a potencialidade do que existe dentro da arquitetura e do meio ambiente, por exemplo”. As oficinas de fotografia, que visam estimular o olhar dos estudantes perante as realidades locais em torno da escola, possibilitam que os mesmos percebam os contrastes existentes em relação às questões sociais, principalmente através da arquitetura, além detectar questões ambientais, como áreas de preservação permanente (APPs), o ciclo das águas, o descarte incorreto de lixo, entre outras situações.