Escola João Goulart, de Ijuí, participa de oficina de Raciocínio Lógico

O misto de atividades realizadas dentro do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola permite uma grande abordagem de assuntos, estimulando os estudantes e professores no desenvolvimento de diversas habilidades e o aprimoramento de outras existentes. No dia 17 de setembro, o projeto realizou a “oficina de raciocínio lógico”, coordenada, desde o ano passado, pelo professor do curso de Ciências da Computação da Unijuí Gerson Battisti. Nesta atividade, os estudantes da Escola Municipal Fundamental João Goulart, de Ijuí, foram apresentados ao programa Scratch.  Através dele é possível desenvolver a criatividade dos participantes e o raciocínio lógico a partir da criação de animações, utilizando de imagens, fotos, músicas, criação de desenhos, mudança de aparência e interação entre os objetos.

Muitos dos participantes não conheciam o Scratch, o que estimulou a curiosidade dos estudantes em conhecer o programa e aplicá-lo para as criações animadas. O Scratch apresenta um pequeno grau de dificuldade, o que facilita que os alunos possam compreender o funcionamento do programa, de forma simples e eficiente, colaborando para o aprimoramento de suas habilidades diante das tecnologias digitais.