IMEAB tem sequência de oficinas focada nas produções audiovisuais

As duas últimas oficinas realizadas com o grupo de alunos do Instituto Municipal de Educação Assis Brasil, de Ijuí, estimularam as práticas relacionadas com produções em vídeo e em áudio. No dia 26 de setembro, estudantes do curso Técnico em Agropecuária do IMEAB participaram, nos estúdios do prédio da Comunicação na Unijuí, de atividades de desinibição em frente a câmera, entrevistas, improviso, utilização do Chroma Key e produção de um programa de rádio. O trabalho visou o aperfeiçoamento das habilidades comunicativas dos futuros profissionais do setor agropecuário, com destaque para suas escolhas de formação e profissionais. Já no dia 16 de outubro, a atividade proposta desafiou os alunos a participarem da Expoijuí realizando entrevistas com expositores rurais e empresários do agronegócio, conhecendo as tendências para o setor, o trabalho dos profissionais da área rural e a prática como comunicador. Ambas as atividades realizadas possibilitaram aos estudantes o desenvolvimento de funções que estimularam a melhora da comunicação pessoal e o relacionamento em público, com a intenção de prepará-los para o mercado competitivo e exigente de profissionais capacitados para a comunicação social.

Para o estudante do Técnico em Agropecuária do IMEAB, Pablo Webler, as atividades propostas nas oficinas permitiram que os alunos interagissem com a comunidade, ao mesmo tempo em que obtiveram contato prático com equipamentos de gravação, assim como o desempenho do papel de um comunicador, tanto de rádio quanto de televisão. Outro fator positivo citado por Pablo é as atividades serem focadas em questões ligadas diretamente com o setor agropecuário, o que colaborou para o aprimoramento do conhecimento nesta área. “Me senti realizado! Ter a oportunidade de passar uma tarde como repórter foi muito prazeroso, e além do mais a atividade foi feita na área que gosto. Nós, que queremos ser técnicos e futuramente agrônomos, vamos, provavelmente, dar entrevistas, participar de programas, ou dar palestras, e, com esse contato que estamos tendo, ajuda a perder a timidez, a vergonha, e assim, no futuro, poderemos utilizar o que aprendemos”.

As ações também deram maior confiança aos alunos para dentro da sala de aula, como destaca Paulo. “As atividades estão ajudando a perder a timidez, a vergonha, desde as apresentações feitas para os professores, já vamos mais soltos, confiantes, até quando vamos em feiras com a escola, ficamos mais à vontade para conversar com um representante ou algum produtor na feira”, destaca o estudante.