O sonho dos jovens com o mundo do empreendedorismo

Uma das temáticas trabalhadas no projeto é o empreendedorismo. Nas oficinas são desenvolvidas atividades com o foco empreendedor, na busca de incentivar os alunos sobre a possibilidade de os mesmos terem o seu próprio negócio. Questões práticas como gestão, finanças e investimentos, assim como pontos particulares como empenho, responsabilidade, dedicação, persistência e motivação, foram trabalhados nas oficinas, estimulando os estudantes sobre as suas próprias capacidades e quais os conhecimentos necessários para ser um empreendedor de sucesso.

O empreendedorismo é a capacidade que as pessoas têm de detectar problemas ou necessidades e construir alternativas para resolvê-las ou amenizá-las. Empreender não é apenas abrir uma empresa: pode ser identificado na criação de um produto novo para uma determinada demanda. Saber identificar oportunidades é uma das principais características de uma pessoa empreendedora, e é através disso que há inovação, capacitação, transformação, competividade e maior oferta. Com esta visão, o projeto Rádio na Escola procura orientar os estudantes sobre as possibilidades de empreender e sonhar com o próprio negócio.

A estudante da Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro, de Santa Rosa, Daniele Keller, tem uma visão empreendedora: sonha em ter o próprio estúdio de fotografia. “Eu tenho esse sonho e amo tirar fotos das pessoas”, dia a adolescente. Daniele diz que gostaria de iniciar de forma simples, com um estabelecimento pequeno e com poucos funcionários, e que só ampliaria seu negócio após obter bons lucros. Ela também tem confiança em si e acredita que seria uma boa líder de equipe. Afirma que não tem muito conhecimento sobre o empreendedorismo, mas compreende que seriam necessários amplos investimentos para alcançar o sucesso. Além disso, Daniele explica que adquirir conhecimento e experiência na área da fotografia é fundamental para dar início a realização do seu sonho. “Primeiramente eu iria começar a trabalhar com pessoas experientes no ramo que penso em seguir, aprender mais, para depois abrir meu próprio negócio”, explica a estudante.

De acordo com a professora do curso de Administração da Unijuí, Marisandra Casali, um empreendedor que sonha em ter sucesso não pode iniciar um negócio somente com o interesse nos lucros, mas sim, é fundamental que goste do que irá fazer. Além disso, o conhecimento sobre o mercado em que deseja se inserir e a experiência no mesmo são fatores determinantes para bons resultados. “Os negócios atualmente não são para amadores, como era visto no século passado, onde os pais sustentavam toda a família com um pequeno comércio que foi criado diante da necessidade de gerar renda. A experiência minimiza o erro. Não falo somente da experiência vivenciada, mas também através de cursos e outras práticas na área”, destaca Marisandra.

A cada três jovens, dois pretender se tornar empreendedores, segundo dados da pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Para a professora de Administração, muitos dos jovens estudantes da universidade desenvolvem trabalhos com foco empreendedor. Ela destaca que para que os mesmos alcancem seus objetivos, é necessário que consigam superar as adversidades que surgem no caminho. “As dificuldades sempre existirão, e o empreendedor ou futuro empreendedor precisa estar ciente disso. Além de todo conhecimento e experiência já citados, a humildade para solicitar auxilio quando algo não está ao nosso alcance, é superimportante. Conversar com pessoas de referência no assunto pode ajudar muito”, finaliza a professora.