Em 2018, três rádios foram inauguradas pelo projeto

Após a realização de diferentes oficias nas escolas participantes do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, chega o momento tão esperado da inauguração das rádios. Em 2018, a equipe do projeto de extensão cobriu a abertura oficial de três rádios: rádio Comendador, rádio Escola Low e rádio Estação 15. No dia 20 de junho fomos ao Colégio Estadual Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba, para colocar no ar oficialmente a rádio Comendador. Os educandos, juntamente com professores, organizaram um evento divertido, que possibilitou a integração entre os demais alunos do colégio. A partir de agora, a rádio está produzindo informação no ambiente da escola e possibilitando uma grande experiência em comunicação para os educandos. A aluna Rafaeli Dallabrida, uma das participantes da equipe da rádio Comendador conta que participar deste projeto é uma oportunidade para engrandecer seus conhecimentos. “Tive um grande avanço para perder o medo de falar em público, ao ter a oportunidade de ser locutora no dia da abertura da nossa rádio. Acredito que este projeto de rádio nas escolas estimula muito o aprender e o socializar, algo que traz avanço e conhecimento na vida de um estudante. Acredito que todas as escolas deviam aderir a este projeto para estimular mais os alunos e os ajudar a perder o medo de falar em público. Só tenho a agradecer por fazer parte deste projeto” explica a participante.

No dia 11 de abril foi a vez da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw, de Nova Ramada, inaugurar sua rádio. Após a realização das oficinas de vídeo, foto e rádio, o passo seguinte foi de aquisição dos equipamentos necessários para a instalação da rádio interna. A tarefa foi realizada com sucesso, e, a partir disto, os alunos passaram a comandar a rádio, com a criação de um roteiro, definindo assuntos, fontes, seleção musical e colocando em prática as técnicas aprendidas nas oficinas, com a produção e locução dos programas. Uma das alunas participantes do projeto, Emanueli De Marchi Camargo, fez seu relato sobre a experiência: “Eu resolvi entrar na rádio por curiosidade, e, na verdade, ali foi algo que abriu minha mente, porque eu tinha, ainda tenho um pouco, muita vergonha de falar em público, eu ficava muito nervosa. E a rádio abriu minha mente, porque a gente pratica isso”, destaca a estudante.

Inauguração da Rádio Escola Löw

Que dia especial! A inauguração da rádio Escola Löw, de Barro Preto, em Nova Ramada, realizada ontem, dia 11 de abril, foi um sucesso. Com apresentações artísticas de música, teatro e poesias, produzidas pelos próprios alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw, o primeiro programa oficial da rádio foi ao ar. Estiveram presentes no evento autoridades do município, alunos e professores da escola, comunidade em geral, além, claro, da equipe do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola. No vídeo a seguir, você pode conferir o empenho da comunidade escolar em prol do projeto, dedicação que teve um resultado fascinante. Vida longa à rádio Escola Löw!

Publicado por Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola – Unijuí em Sexta-feira, 13 de abril de 2018

No dia 21 de novembro prestigiamos a inauguração da rádio Estação 15, na Escola Municipal Fundamental 15 de Novembro, de Ijuí. Na oportunidade, os estudantes apresentaram aos demais alunos da escola a primeira programação da rádio. A partir da participação nas oficinas de foto, vídeo e rádio, os alunos puderam desenvolver suas capacidades para a comunicação, desempenhando atividades de produção de vinhetas, construção de roteiros e locução. Segundo a estudante Natanaeli Agertte, as oficinas propostas diferem dos conteúdos tratados em sala de aula, o que atrai os alunos para participarem.  “As atividades foram muito interessantes, porque nunca tínhamos feito algo assim. O que mais gostei foi a oficina de foto que realizamos na Usina Velha. Pretendo seguir participando da rádio no ano que vem”, conta a menina.

Inauguração Rádio Estação 15

Ver o crescimento das capacidades de uma pessoa não tem preço! Na manhã de hoje, dia 21 de novembro, tivemos a honra de prestigiar a inauguração da Rádio Estação 15, na Escola Municipal Fundamental 15 de Novembro, de Ijuí. Na oportunidade, integrantes da equipe da rádio apresentaram aos demais alunos da escola a primeira programação da rádio, como resultado das participações nas oficinas. A equipe do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola continuará acompanhando a escola 15 de Novembro ao longo de 2019. Vida longa à Rádio Estação 15 – esta rádio é mais que 10, é 15!?

Publicado por Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola – Unijuí em Quarta-feira, 21 de novembro de 2018

A equipe do projeto continua acompanhando as rádios já inauguradas, dispondo de capacitação conforme as demandas dos estudantes, e se prepara para mais um ano de atividades em novas escolas.