Oficina de dicção e oratória reúne professores e estudantes de escolas da região

Mais de 25 pessoas, entre professores e estudantes, de dez escolas da região participaram do “Oficinão de dicção e oratória”, realizado no dia 27 de março, nos estúdios do curso de Comunicação Social, na Unijuí. As atividades foram coordenadas pelos professores Celestino Perin e Rúbia Schwanke, do respectivo curso, que trabalharam com os participantes o desenvolvimento da leitura, pontuando a necessidade da correta dicção e a interpretação de textos gravados no estúdio de áudio, bem como a dublagem de vídeo animado, com o objetivo de qualificar os participantes para tais funções na construção da programação das rádios educativas já inauguradas nas escolas e para estimular a criação das novas rádios. Além disso, foram realizadas gravações em vídeo, que estimularam a criatividade e a desinibição frente às câmeras, a partir do uso do Kroma Key, ou o mais conhecido “fundo verde”, recebendo orientações sobre o uso de softwares e das técnicas de edição em vídeo e áudio.

As dez escolas participantes das oficinas foram: Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto, Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel, Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, Colégio Estadual Modelo, do município de Ijuí; Colégio Estadual Catuípe, de Catuípe; Colégio Estadual José Lange, de Augusto Pestana; Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw, de Nova Ramada; Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini, de Ajuricaba e Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Correa, de Jóia. Destas, seis inauguraram suas rádios a partir do projeto Rádio na Escola. Segundo Rúbia, são muitos os benefícios da criação de uma rádio na instituição de ensino. “Uma rádio na escola colabora para o desenvolvimento pessoal de cada aluno que participa do projeto, bem como ajuda na desenvoltura e no aprendizado escolar, tanto nas aulas de português quanto nas apresentações de trabalhos. Os alunos também aprendem a trabalhar em grupo, coordenando e gerenciando problemas. Já para a escola, a rádio educativa auxilia na divulgação de informações e atividades, cria um vínculo maior com seus alunos e reduz conflitos”, destaca.

De acordo com a professora Rúbia Schwanke, a receptividade por parte dos estudantes referente aos conhecimentos de dicção e oratória repassados na oficina é positiva, já que os mesmos, de forma voluntária, optam por participar do projeto manifestando grande interesse, ainda mais quando as oficinas são realizadas no ambiente da universidade, o que possibilita a eles maior compreensão do funcionamento das tecnologias e das técnicas de comunicação. “As oficinas de Dicção e Oratória são importantes para a desinibição, o bom uso da voz e a interpretação de texto para a comunicação de rádio. É perceptível que eles colocam em prática os aprendizados, desde a preocupação com a postura e o tom de voz até a respiração e a pontuação”, explica a professora.

As atividades teóricas e práticas seguirão ao longo do ano, construindo parcerias com novas escolas e desenvolvendo outras atividades com as mesmas que já participam do projeto.