Escola parceira do projeto em Santa Rosa recebe primeira oficina

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima é a nova parceira do Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola. A equipe do projeto esteve em Santa Rosa, na tarde de 10 de abril, e realizou a “oficina de fotografia”, coordenada pelo professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, Celestino Perin.

Durante a atividade prática, os estudantes puderam exercitar as dicas de angulação, enquadramento, iluminação e posicionamento para fazer um registro fotográfico. Os participantes foram estimulados a usar o próprio celular para fotografar o ambiente interno da escola, sendo a vegetação, as flores e árvores, a arquitetura da instituição e as paisagens da cidade vistas do segundo andar os principais alvos dos “clics” dos alunos.

De acordo com o professor Celestino, a fotografia é um elemento importante para ser utilizado como meio de produção de conteúdo. “A partir do momento em que os alunos aprendem a linguagem, que aparentemente é simples, mas eles não têm essa noção da linguagem, de plano, enquadramento, pode-se instigar os mesmos para que, no cotidiano, busquem mais conteúdo ao fazer suas fotos”, destaca. Seguindo este pensamento, foi proposto aos estudantes a recuperação de fotos antigas de locais da comunidade, para, posteriormente, reproduzir o mesmo cenário em uma foto atual, a fim de promover a retomada da história da localidade e comparar com os dias atuais. “A gente passou a considerar que a fotografia é um levantamento histórico, uma sistematização de cada lugar, de cada escola, de cada ambiente da comunidade”, explica o professor, que procura estimular os estudantes a conhecerem mais o local onde vivem.

Após a realização das oficinas, os alunos são convidados a contarem sobre sua participação na atividade. Para o professor Celestino, esta é uma maneira de perceber a mudança de perspectiva que os mesmos desenvolvem diante da própria escola. “Pela própria avaliação, ou seja, as entrevistas que a gente faz logo após as oficinas, eles já enxergam a escola numa outra visão. Eles veem a escola em diferentes ângulos, coisas que eles não enxergavam no dia a dia, mas passaram a observar através da atividade proposta”, complementa Celestino.

O Projeto Rádio na Escola prevê a realização de novas oficinas para a EMEF Nossa Senhora de Fátima, a serem realizadas ao longo do ano de 2019.