Novos integrantes da rádio Ruizinho participam de oficina de áudio na Unijuí

Em 2019, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Ijuí, está com um novo grupo de alunos responsáveis pelo seguimento das atividades da rádio educativa Ruizinho. Parceira do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola desde de 2011, a instituição busca capacitar os novos aprendizes para a comunicação radiofônica. Sendo assim, o Projeto de Extensão da Unijuí oferece as oficinas de rádio no ambiente do estúdio de áudio dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, possibilitando o contato direto com a prática, coordenada pela professora Rúbia Schwanke, dos respectivos cursos.

A atividade, realizada no dia 03 de abril oportunizou aos estudantes a compreensão de técnicas de locução, dicas de aperfeiçoamento da dicção e formatos radiofônicos. Além disso, foram desenvolvidas atividades de gravação de novas vinhetas para a rádio Ruizinho, bem como o planejamento prévio da programação.

De acordo com a professora coordenadora do grupo da rádio Ruizinho, Vera Melo, a disposição e o interesse dos estudantes em aprender sobre a prática radiofônica instiga-os a participar das atividades propostas. “Os alunos estão bastante interessados e demonstram muita disposição para aprender. Vejo que as coisas que aprendem aumentam ainda mais sua vontade em participar. Os alunos gostaram muito. Para eles tudo foi novidade. Estão cheios de ideias. Agora temos que colocar em prática”, explica a professora.

A parceria estabelecida entre a escola Ruizinho e a Unijuí, através do Projeto de Extensão, é um fator estimulante para que a instituição siga com as atividades da rádio educativa. Para a professora Vera, o fato de ser um grupo novo poderia ser um obstáculo para o prosseguimento da programação, porém, a disposição de auxílio a partir do Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, possibilitará ótimos resultados ao longo do ano.