Casa Familiar Rural, de Catuípe, recebe oficina de finanças pessoais

A “oficina de finanças pessoais” reuniu um grupo de alunos do primeiro ano da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural, de Catuípe, no dia 16 de maio. Durante a atividade, os alunos foram instruídos sobre a importância do controle financeiro, aplicando no Excel planilhas de custos a partir de uma situação hipotética de financiamento, considerando as taxas de juros e o número de parcelas.

A atividade foi orientada pela professora Roselaine Filipin, do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, juntamente com a professora Maria Margarete Brizolla, do mesmo curso, que estimularam os alunos a pensarem na aplicabilidade das finanças no cotidiano, considerando investimentos e os custos dos mesmos, com a necessidade de evitar o endividamento.

A Casa Familiar Rural foi criada em 2005 e disponibiliza aos estudantes duas certificações: a formação no ensino médio e o técnico em agricultura familiar. Adota a pedagogia da alternância, que consiste alterar semanas de estudos na CFR e semanas em casa, colocando em prática o conteúdo adquirido em sala de aula, estimulando a manutenção das atividades rurais e a permanência dos jovens no setor agropecuário. A abordagem sobre finanças possibilita aos estudantes a percepção quanto à aplicabilidade das finanças nos futuros empreendimentos, considerando que a maioria dos jovens que opta por estudar na CFR escolhe como profissão o empreendimento rural.