Rádio Atitude, da escola Soares de Barros, atualiza sua programação e cria novas vinhetas

A Escola Municipal Fundamental Soares de Barros é parceira do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola desde 2012, quando realizou uma grande sequência de oficinas que resultaram na criação da rádio educativa Atitude. No dia 29 de maio, os participantes da escola Soares de Barros que coordenam as atividades da rádio, estiveram na Unijuí para realizar a “oficina de áudio”, coordenada pela professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, Rúbia Schwanke. A proposta foi aperfeiçoar as habilidades já praticadas, entre elas a locução, bem como planejar novas vinhetas para a rádio. Possibilidades de programação foram apresentadas, como a transmissão ao vivo de eventos escolares e quadros de desafios abertos para a participação dos estudantes da escola Soares de Barros.

No dia 07 de junho, o mesmo grupo esteve na Unijuí para realizar as gravações de vinhetas, que receberam novas locuções e trilhas sonoras. Além disso, os estudantes criaram programas com maior participação da escola, afim de melhorar a integração entre a instituição, a rádio e os estudantes.

De acordo com a professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí e idealizadora do projeto Rádio na Escola, Vera Raddatz, as tecnologias existentes nos dias atuais possibilitam que os jovens desenvolvam ainda mais suas habilidades comunicacionais na rádio educativa. “As novas tecnologias podem favorecer o acesso às informações das pautas, propiciar diferentes canais para a pesquisa, multiplicar as formas de veiculação dos conteúdos, promover e dar visibilidade a esse conteúdo”, argumenta a professora.

Considera-se que a promoção da comunicação no ambiente escolar abre portas para a integração e o envolvimento entre todos os membros da instituição, ao passo em que a produção de conteúdo enaltece as ações da escola, mas também abre espaço para a participação dos demais que não estão diretamente ligados à rádio. A criatividade pode influir na maneira como os estudantes inovam na programação e nos conteúdos produzidos no veículo de comunicação, independentemente de sua abrangência. “Estar atento, ouvir, pesquisar, ler e se preocupar com o fato de aquilo que fazem têm muito valor é o primeiro passo para descobrir-se e gerar novas ideias”, salienta a professora Vera.

A prática comunicativa nas instituições de ensino público abre caminho para que os participantes efetivem sua comunicação social e que possam perceber a importância da rádio educativa como uma ação de todos para todos.