Escola João Goulart, de Ijuí, realiza oficinas de vídeo e áudio na Unijuí

A Escola Municipal Fundamental João Goulart, de Ijuí, que iniciou sua participação neste ano no projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, recebeu outras duas oficinas: de vídeo e de áudio. A “oficina de vídeo” ocorreu no dia 04 de junho, quando os estudantes foram até o campus Ijuí da Unijuí. Na oportunidade, os alunos, coordenados pelo professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda,
Celestino Perin, desenvolveram atividades dinâmicas em frente ao “fundo verde”, ou o mais conhecido Chroma Key, simulando interpretações de cenas de filmes e utilizando objetos, que posteriormente foram editados no programa de edição Adobe Premiere. Os participantes puderam compreender as possibilidades de desenvolver ações criativas e as formas de edição digital que otimizam resultados surpreendentes, além de praticar a desinibição frente a câmera. Na mesma tarde, os alunos da escola João Goulart puderam conhecer o campus da Unijuí, através da proposta de gravação de imagens do ambiente, que teve por objetivo incentivar a prática de gravação, na qual os mesmos puderam conhecer equipamentos específicos e dicas de filmagem.

No dia 17 de junho os estudantes estiveram novamente na Unijuí, desta vez para realizar a “oficina de áudio”, ministrada pela professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, Rúbia Schwanke, que trabalhou sobre os formatos de áudio para rádio, tanto jornalísticos quanto publicitários, além de exercícios de dicção, fonação, leitura, trava-línguas e poemas. Sendo a criação de uma rádio educativa o principal objetivo do projeto Rádio na Escola, os participantes foram estimulados a criar o nome da rádio e planejar vinhetas para a rádio da escola João Goulart.

A escola segue participando das atividades propostas pelo Projeto de Extensão e, em breve, novidades serão anunciadas.

One thought on “Escola João Goulart, de Ijuí, realiza oficinas de vídeo e áudio na Unijuí