Oficinas de empreendedorismo e finanças reúnem escolas da região na Unijuí

O projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola realizou no dia 28 de agosto duas oficinas: a oficina de empreendedorismo e liderança e a oficina sobre finanças. A primeira oficina foi coordenada pela professora do curso de Administração da Unijuí Marisandra Casali, que despertou nos alunos o interesse pelo mundo do empreender, destacando o perfil de um empreendedor com criatividade, persistência, coragem, dedicação e confiança. Além disso, a professora estimulou os alunos diante da importância da liderança, seja no dia a dia social, seja no futuro profissional, como uma condição capaz de diferenciar os jovens no meio em que vivem e atuam, colaborando tanto para o crescimento pessoal quanto comunitário.

A segunda oficina foi ministrada pela professora do curso de Ciências Contábeis da Unijuí Roselaine Filipin, que desafiou os participantes a elaborarem uma planilha no Excel tendo por base o valor de um salário mínimo, instigando-os a aplicarem o seu consumo mensal na tabela, observando o fluxo de caixa que ocorre quando há um valor em caixa e necessita gastar, principalmente, para sobreviver, adquirindo o básico para o consumo.  A professora também salientou os altos valores das taxas de juros, que oferecem perigo para as finanças da população, já que muitas pessoas não conseguem administrar suas contas com o dinheiro que recebem e partem para os empréstimos bancários, que resultam em valores maiores.

As duas oficinas trabalharam questões básicas fundamentais sobre a importância de se ter conhecimento diante de diferentes áreas, disponibilizando de conteúdos que podem ser aplicados no cotidiano dos estudantes. Participaram das atividades professores e estudantes de quatro escolas de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional da Educação, parceira do Projeto de Extensão.