metodologias
Aqui você encontra todas as metodologias compartilhadas nas oficinas realizadas na Zona Criativa UNIJUÍ.
Zero to Hero – Criando um produto digital
Bill Martinez
Aprenda a transformar sua ideia em realidade com uma abordagem acessível, colaborativa e ágil. Utilizando a metodologia do design thinking, trabalharemos juntos para criar um produto digital a partir de uma ideia e desenvolver uma solução com foco nas necessidades e desejo das pessoas.
Principais Conteúdos:
- Design Thinking
- Experiência do usuário – UX
- Interface do usuário – UI
Ferramentas:
- Desk research Miro ou Google Jamboard
- Matriz CSD
- HMW – Como nós podemos
- Jornada do usuário
- Papel e caneta
- Wireframe / Rabiscoframe
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
Criando meu próprio jogo – introdução à robótica e programação
Peterson Cleyton Avi
Desenvolva seu próprio jogo utilizando noções básicas de programação, raciocínio lógico e matemática, na plataforma gratuita Microsoft Makecode. Ideal para quem quer pôr a mão na massa e ter sua primeira experiência na área de programação, criar um protótipo de jogo para aperfeiçoar e criar mais fases no futuro.
Principais Conteúdos:
- Introdução a programação
- Lógica
- Matrizes
Público alvo: Alunos da educação básica a partir dos 11 anos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
Como impulsionar o seu negócio: comunicação estratégica para empreendedores.
Rúbia Beatriz Schwanke
Aprenda a identificar o consumidor e o propósito da sua marca. A partir da elaboração de um planejamento estratégico de comunicação para a sua empresa, desenvolva uma boa gestão da comunicação, reconheça os melhores meios de divulgação, e crie um relacionamento mais próximo com o cliente.
Principais Conteúdos
- A criatividade nos negócios: cenário e tendências de comportamento do consumidor.
- Quem é o consumidor do meu negócio?
- Uma marca que marca: a escolha do nome, elementos que compõe a marca e construção da identidade de marca, círculo virtuoso de marca, lembrança de marca, propósito.
- Planejamento estratégico: análise FOFA, públicos e posicionamento do negócio.
- Criando pontes de relacionamento com o cliente: como escolher os meios de comunicação e a linguagem de comunicação para os diferentes públicos.
- Dicas de como dinamizar a comunicação do seu negócio.
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilhas:
Materiais disponíveis em pdf:
Gamificando meu negócio
Italo Furtado
Através da compreensão da definição e formas de aplicação da gamificação, desenvolva um modelo de negócios que tenha por objetivo promover o engajamento constante do cliente com a marca. Compreenda as necessidades e os gatilhos necessários para manter uma relação saudável e benéfica para as partes envolvidas.
Principais Conteúdos:
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
Por uma vida mais criativa!
Nathalia Barbosa Fassina
Criatividade é para todas e todos, e sua identidade é a melhor ferramenta de criação! Um convite para descobrir como ter um estilo de vida mais criativo e compartilhar práticas para solucionar desafios, pensar diferente e transformar seu dia a dia – independente de qual seja sua área de atuação.
Principais Conteúdos:
- O que é criatividade
- De onde vêm as ideias
- Como viver criativamente
- Criação autêntica
- Criação para fazer a diferença
- Práticas e processos criativos
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
Experiência com a Robótica Educacional
Edson Jonas Klagenberg
Construa um protótipo robótico com kit da lego education e desenvolva o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipe. Com o robô pronto aprenda a programá-lo para cumprir as missões propostas. Uma experiência de aprendizagem coletiva.
Principais Conteúdos
Os conteúdos abordados serão tecnologia, inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a construção do ser humano.
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
E se empreender for uma oportunidade massa para você?
Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini
Essa oficina é mão na massa! Conheça as orientações práticas e os passos necessários para empreender. Serão abordados conteúdos e ferramentas para estruturar as suas ideias, desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas reais, e construir empreendimentos bem sucedidos.
Principais Conteúdos
- Apresente sua ideia
- Identificação e validação dos problemas
- Validação da solução
- Desenvolvimento de protótipo da solução
- Testes rápidos de mercado
- Registro de aprendizado
- Definição do modelo de negócio
- Estruturação de um pitch de venda
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
ProjetAR a marca: a realidade aumentada como mídia de engajamento
Carolina Dias de Almeida Berger & Paulo Antonio Carvalho Costa
Conheça o contexto, a formação e a estabilização das técnicas de Realidade Aumentada (RA), bem como suas aplicações técnicas em diversas áreas. Aprenda sobre o desenvolvimento de plataformas e tecnologias contemporâneas de RA, e os recursos tecnológicos computacionais para a descrição de um projeto de design para RA.
Principais Conteúdos:
Sobre a metodologia expositiva, veremos um conteúdo teórico introdutório sobre:
- Um breve histórico da ciência e tecnologia envolvidas na RA;
- Explanação sobre termos técnicos utilizados no campo da RA;
- Exposição sobre diversas tecnologias implicadas na estabilização da RA.
Sobre a metodologia ativa, veremos um conteúdo prático introdutório sobre:
- Demonstração prática de alguns usos de plataformas computacionais de RA.
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
Agilidade Criativa: Como aplicar metodologias ágeis na criação de projetos criativos e inovadores
Patrícia Lazzarotti Garcia
Agilidade criativa é a chave para o sucesso! Conheça as metodologias ágeis como o Scrum, Kanban e Lean Startup, e aprenda a desenvolver projetos criativos e inovadores. Com essas práticas, você poderá desenvolver projetos mais flexíveis e eficientes, garantindo o sucesso do seu empreendimento.
Principais Conteúdos
- Metodologia ágeis
- Kaban
- Scrum
- Lean Startup
- MVP
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
Desenvolvendo Universos Virtuais
Vitor Milagres da Rocha Mendonça e Miguel Medeiros
Nesta oficina, você aprenderá a criar sua própria galeria virtual usando ferramentas gratuitas e fáceis de usar. O foco será na apresentação dos processos de construção e no desenvolvimento de um projeto.
próprio com tema afetivo pessoal de cada participante, que poderá expor materiais de imagem, vídeo e áudio.
Os encontros serão leves e investigativos, visando explorar novas ferramentas e possibilidades artísticas e
de mercado. Venha experimentar e criar com a gente!
Principais Conteúdos
- A utilização do Metaverso na sociedade atual.
- Conversas e exploração dos programas.
- Aprendendo o básico de Blender – adicionando objetos, modelando, esculpindo, texturizando.
- Blender – iluminando, organizando cena, exportando.
- Plataformas de gamificação- – importando cena, customizando, adicionando mídias, publicando.
- Plataformas de gamificação – finalizando as cenas e apresentação dos links gerados.
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
19 de agosto
10h às 13h
Online – Google Meet
Novas economias e territórios criativos
Décio Tavares Coutinho
Uma oficina para quem quer entender tudo sobre criatividade, seus contextos e aplicações. Novas economias, economia criativa, territórios criativos, conceitos e características; inovação e sustentabilidade no fazer criativo e cultural, o 4º pilar da sustentabilidade, spinoffs, casos práticos, conteúdos e abordagem direcionadas para os empreendedores, artistas, artesãos e agentes culturais e criativos.
Principais Conteúdos
- Criatividade
- Novas economias
- Economia criativa
- Territórios criativos
- Sustentabilidade e regeneração
- Exposição dialogada
- estudo de caso e enquetes.
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
23 de agosto
19h às 22h
Presencial - auditório do Espaço Mais Inovação predio 7
Conectando coisas a Internet – IOT
Leonardo Dalla Porta
Descubra porque a Internet das Coisas (IOT) está em alta, e aprenda como conectar dispositivos à internet. O HandsOn busca demonstrar, de forma teórica e prática, a implementação de dispositivos eletrônicos (Hardware) para serem conectadas a internet, visando demonstrar a teoria e a aplicabilidade da IOT de forma prática e simplificada.
Principais Conteúdos:
- IOT;
- Broker MQTT ;
- Mosquitto
- Microcontroladores ;
- ESP32 Espressif ;
- IDE ARDUINO;
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
Cartilha:
Materiais disponíveis em pdf:
25 de setembro
19h às 22h00
Presencial – Criatec Campus Unijuí
Fabricação Digital – Impressão 3d e corte laser
Mauricio Montel
A oficina Fabricação Digital é ideal para quem deseja explorar as tecnologias de impressão 3D e cortadoras a laser, além de desenvolver habilidades na produção de protótipos e objetos personalizados. Ao final da oficina, os participantes terão um conhecimento sólido e prático sobre a fabricação digital e estarão prontos para aplicar suas habilidades em projetos criativos e inovadores.
Principais Conteúdos
- Impressão 3D
- Corte laser
- Prototipagem
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.
26 de setembro
14h às 17h
Presencial – Espaço Mais Inovação Unijuí – Sala de Ideação
Introdução ao mundo dos drones
Carlos Cândido e Ricardo Yamamoto
Nesta oficina teórica e prática, os participantes terão uma visão geral do mundo dos drones, considerando os diferentes tipos, preços, aplicações, regras de uso, entre outros inúmeros fatores. Além disso, terão uma vivência prática de pilotagem e assistirão demonstrações de diversos modelos de drones; desde os construídos com técnicas de fabricação digital, passando pelos drones de corrida e incluindo também os drones profissionais utilizados em grandes produções e trabalhos
Principais Conteúdos
- Diferentes tipos de drones e suas inúmeras aplicações
- Regras para pilotagem no Brasil
- Prática de voo
- Demonstração de drones construídos
- Demonstração de drones prontos
- Informações do mercado (preço, custo dos serviços, etc.)
Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.