RESÍDUOS SÓLIDOS PROVENIENTES DAS ATIVIDADES HUMANAS  

 

ATIVIDADE 2:    ORIENTAÇÃO PARA SEPARAÇÃO PRÉVIA DO LIXO DOMÉSTICO 

 

Todos os alunos podem colaborar para o desenvolvimento desta atividade.

 

    Trazer para a escola o lixo produzido em suas residências durante dois dias inteiros, antes do dia da aula, com exceção do lixo de banheiro e materiais que possam provocar ferimentos (agulhas, lâminas de barbear, vidros quebrados) ou contaminados com sangue. Sugere-se que o lixo seja separado em úmido (restos de alimentos, cascas, folhas de árvores, grama, papel sujo com restos de alimentos ou gordura, etc) e seco (papéis, latas, vidros, plásticos ...).

A separação do lixo em SECO e ÚMIDO é a mais básica que as pessoas podem adotar, ela evita a contaminação dos resíduos e proporciona condições para usos posteriores dos materiais encontrados no lixo.

Obs.: o trabalho na aula poderá ser realizado em pequenos grupos (4 ou 5 alunos e alunas) e, para evitar o acúmulo excessivo de resíduos na escola, sugere-se que apenas um componente do grupo encarregue-se de trazer os RSD.

O lixo úmido sofre transformações continuamente (apodrece) podendo liberar gases com odores desagradáveis. Por isso é conveniente que seja embalado adequadamente e colocado na geladeira até o dia em que será levado para a escola.

Cada grupo de alunos deve organizar-se e providenciar luvas ou outra proteção para as mãos, como, por exemplo, sacos plásticos (para pelo menos um componente do grupo), jornais velhos para forrar as mesas, sacos plásticos pequenos (de mercado), para que os alunos possam pesar o lixo separadamente, sacos plásticos grandes, para recolher o lixo após a atividade e uma balança (de feira, mercado, de bancada, de cozinha, etc) que pese até alguns quilogramas.

 

É necessário providenciar uma caixa de madeira (usadas no transporte de frutas), sacos de tela (normalmente utilizados para embalar frutas, batatas, cebolas e verduras) e material palhoso: folhas, gramas, restos de varrição e palhas, para posteriormente montar a compostagem.

 

 

Para cada RSD trazido, deve ser informado o número de pessoas que o produziu para que se possa fazer o cálculo da quantidade de RSD que cada uma produz por dia.

 

 

        Uma questão é social quando todas as pessoas, individualmente ou de forma organizada, devem preocupar-se com ela. E isso inclui, também, as autoridades.

        Para termos uma melhor idéia sobre a questão social que envolve a produção de resíduos na atividade humana, vamos ler e comentar o texto que segue.