RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS

 

 

Resíduos Sólidos Urbanos. Depósito Municipal de Resíduos Sólidos de Ijuí/RS Novembro/2001  

Resíduos Sólidos Separados e preparados para a reciclagem. Ijuí/RS. Novembro/2001

 

        Em uma sociedade de consumo, como a nossa, é cada vez maior a produção de materiais que são descartados diariamente, trazendo uma série de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida. Numa primeira análise podemos pensar em cinco grupos desses materiais: resíduos sólidos (RSD, industriais, comerciais...), líquidos (jogados nos ralos das pias, vasos sanitários, bueiros ou mesmo nos quintais das casas), gasosos (produzidos nas reações de combustão, gases de refrigeração, gases em aerossóis), partículas sólidas dissipadas no ar (fumaças, poeiras, aerossóis...) e pastosos (fezes e lodo de esgoto).

        Há uma preocupação especial com os resíduos sólidos produzidos nas cidades, porque são constituídos por restos de alimentos, cascas, podas, etc, chamado lixo úmido. A média no Brasil é de aproximadamente 65%, conforme Pereira Neto (1999). Esses resíduos constituem-se em um dos maiores problemas ambientais, sociais e sanitários, pois, na maioria dos municípios brasileiros, não é gerenciado adequadamente.  

        Para termos uma idéia da quantidade de resíduos sólidos gerados e descartados diariamente, vamos tomar a cidade de São Paulo como exemplo, onde cada habitante produz em média 1,0 kg de lixo domiciliar por dia (conforme Pereira Neto, 1998). Em termos mais globais, segundo o CEMPRE, a produção per capita é em média 0,6 kg/pessoa/dia.

        Se pensarmos que São Paulo tem aproximadamente 18 milhões de habitantes, podemos estimar quanto lixo é produzido em cada dia, cada mês, cada ano e quantos caminhões são necessários para realizar este transporte. Um caminhão compactador tem capacidade para levar em média 9 toneladas ou 15 m3 de resíduos cada vez. Imagine a extensão que deve ter a área onde esse lixo é depositado.

        Além da quantidade de resíduos sólidos descartados, é importante pensar que estes são constituídos de diversos materiais, que na maioria das vezes vão para aterros ou lixões a céu aberto. Pouco pensamos sobre os resíduos sólidos produzidos pelas atividades humanas na zona rural. Na maioria das regiões não existe serviço de coleta para esses resíduos e a sua composição é cada vez mais semelhante aos da zona urbana. É importante lembrar que o lixo úmido, nesse meio, pode ser aproveitado na propriedade para a alimentação de animais ou para adubações.  

ATIVIDADE 3:    Resíduos Sólidos Produzidos  e Coletados em Seu Município

 

a) ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS NA SUA CIDADE  

Se aceitarmos que em cada município a produção de resíduos sólidos é de 1,0 kg por pessoa/dia, estime a quantidade de lixo produzido em sua cidade. Você acha esse dado válido pra sua cidade?  

Além de sua casa, em que outros locais são produzidos resíduos sólidos?  

  b) COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM SUA CIDADE

Preparar coletivamente uma entrevista com responsáveis pela coleta de resíduos sólidos, com vistas a quantidade e qualidade da coleta realizada, envolvendo assuntos como:

-         quantidade de lixo;

-         número de caminhões cheios por dia;

-         número de pessoas envolvidas na coleta e disposição final;

-         se a coleta é realizada pela prefeitura municipal ou se o serviço é terceirizado;

-         com que freqüência a coleta acontece;

-         se há coleta de outros resíduos (que não domésticos), tal como industrial, de serviços de saúde, etc;

-         para onde são levados os resíduos e se é feito algum tipo de triagem e/ou  tratamento;

-         se as pessoas que trabalham com os resíduos usam alguma medida de proteção (botas, macacões, luvas ou outro)