Para fins didáticos, apresentamos algumas informações sobre um processo de compostagem realizado por nossa equipe, seguindo as mesmas orientações descritas na atividade 5a, na página x.

Foi organizada em camadas, as quais contêm aproximadamente:

 

Figura 4- Organização de Uma Composteira

1 -15 cm de folhas secas;

2 - 15 Kg lixo úmido;

3 - 10 cm de folhas secas;

4 - 15 Kg lixo úmido;

5 - cobertura de folhas secas

5

4

3

2

1

Durante um mês realizamos o monitoramento do processo, através da verificação da temperatura, pH e teor de umidade. Essas observações foram realizadas a cada três dias, quando o material também era revolvido para facilitar a aeração. Os dados obtidos, estão representados no gráfico abaixo.

Conforme já foi mencionado, cada compostagem é um processo único, no qual as variações de temperatura, pH e umidade poderão ser diferentes.

Em todo o período de monitoramento foram feitos três ajustes de umidade. Em nossa compostagem foi necessário acrescentar água, mas, em outras poderá ser preciso adicionar material seco. Verificamos ao longo do processo, a presença de algumas larvas e alguns animais, como, por exemplo, ácaros, larvas diversas, moscas, mosquitos, grilos, formigas e aranhas.

Análises de pH foram realizadas com peagâmetro e com extrato de repolho roxo. Os dados do gráfico abaixo correspondem à medida realizada com o extrato de repolho roxo. Os valores obtidos com peagâmetro mostraram-se muito semelhantes. O monitoramento foi realizado sempre no mesmo horário.

 

Grafico. 1

As datas assinaladas com asterisco correspondem aos dias em que foram realizados os ajustes de umidade. 

O gráfico do monitoramento do processo de compostagem, representado acima, permite ver um aumento lento e gradativo do pH até atingir valor pouco acima de 9,0, indicando meio básico, inclusive para o composto orgânico final.

A temperatura teve um pequeno aumento nos primeiros 3 dias, independente da variação da temperatura ambiente. Após esse período ela caiu gradativamente, ainda que com algumas oscilações, até atingir a temperatura ambiente. Observamos, também, a estabilização do pH, indicando que o composto atingiu o estado de maturação. Ficou com uma tonalidade escura e com cheiro característico. As folhas secas não sofreram decomposição completa.