Em ambientes fora da escola pode-se, também, fazer a compostagem com maior quantidade de material.

O material a ser compostado é disposto diretamente sobre o solo em pilhas ou leiras de geometria variável (de forma cônica ou prismática). O processo também pode ser realizado em locais protegidos por cercados de tela, madeira, bambu, tijolos, entre outros. Deve ser revolvido periodicamente até a formação do composto.

Isto pode ser feito em chácaras ou propriedades rurais, onde também pode ser aproveitado o esterco dos animais.

Um tamanho considerado ideal para a pilha de material a ser compostado tem as dimensões de 1,5 metros de altura por 2 metros de largura. O formato em prisma é mais adequado para grandes quantidades de resíduos. Tal disposição facilita a entrada de oxigênio e a saída do gás carbônico, a manutenção da temperatura nos valores adequados. Além de evitar a compactação permite o melhor manejo.

Os resíduos devem ser dispostos de forma alternada: uma camada de lixo úmido e uma camada de materiais palhosos. Para um bom desenvolvimento do processo, sugere-se fazer uma cobertura para impedir a entrada excessiva de água da chuva. Esta cobertura poderá ser feita com tábuas, sacos plásticos ou outro material, como por exemplo, composto pronto. 

Na zona urbana a compostagem deveria ser realizada em usinas de triagem e compostagem, em pátios especiais preparados para tal finalidade.

Para o tratamento de grandes quantidades de lixo, como o lixo de um município, consultar, por exemplo, a seguinte bibliografia: Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado, publicado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas e CEMPRE, São Paulo.

Tratando especificamente da compostagem para a obtenção do composto orgânico para fins de utilização na agricultura, indicamos o Manual de Compostagem de João Tinoco Pereira Neto, publicado pela UFV/SLU/UNICEF, Belo Horizonte, MG, (1996).

A solução para os problemas gerados pelo gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos começa a desenhar-se quando formamos idéias claras sobre os seguintes procedimentos em relação aos resíduos sólidos: triagem, coleta seletiva, reciclagem, incineração, aterro sanitário e aterro controlado.

O seguinte texto permite formar algumas idéias, que podem vir a se tornar conceitos importantes para pensar sobre resíduos sólidos e gerar uma conduta mais adequada no meio social.