UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DeFEM Departamento de Física, Estatística e Matemática
Apostila: Introdução ao Maple
Tânia Michel Pereira

Atividades  de revisão e complementação de alguns conteúdos de matemática do Ensino Fundamental e Médio, utilizando o  computador

As   atividades a seguir  envolvem  alguns conteúdos do ensino fundamental e médio.

Operações algébricos básicas  no Maple

·       o sinal + indica adição;

·       o sinal - indica subtração;

·       o sinal ^ ou  **   indica potenciação;

·       o sinal * indica multiplicação ;

·       o sinal / indica divisão ;

·       para indicar  radicais é utilizado o expoente fracionário.

 

Desenvolva as tarefas utilizando o programa Maple:

1)Encontre o resultado em forma de fração ordinária , número misto e decimal  aproximado:

=                                                 

Para encontrar o resultado da última digita-se

a:=(2/3)/(1/5) ;

Obs.: Após a digitação de cada instrução, é necessário colocar    ;  (ponto e vírgula)  e acionar Enter caso se queira visualizar o resultado. Caso  não se queira visualizar o resultado é necessário colocar   :  ( dois  pontos) e acionar  Enter.

 

Para ver a parte inteira, a parte fracionária e o decimal aproximado  do último resultado, ao mesmo tempo digita-se:

floor(a),              frac(a),            evalf(a) ;

Obs.:  Áspas  podem ser utilizadas para substituir a digitação do último resultado  obtido.

Utilize a calculadora para encontrar o resultados do último cálculo da questão 1)

 

Para traduzir estes comandos para outros  “apelidos” que se queira dar aos comandos  pode-se digitar o que segue.

alias(parteinteira=floor,  partefracionaria=frac,  decimal=evalf);

(2/3)/(1/5);

parteinteira(“) ,   partefracionaria(“) ,  decimal(“);

 

2)    Se 39874  bolitas  forem  repartidas  798 crianças, quantas bolitas receberia cada criança e quantas bolitas sobrariam?

 

Para encontrar o quociente e o resto  digita-se:

iquo(39874  ,    798);

irem(39874  ,    798);

alias(restoi=irem, quocientei=iquo);    ## fazendo a tradução

recebem:=quocientei (39874  , 798) ;    sobram:= restoi(39874  , 798);

 

Resolva o problema 2 com a calculadora  utilizando somente

a)    a operação subtração;

b)    as operação  adição e subtração ;

b)divisão, multiplicação e  subtração;

3)Encontre o resultado de cada uma das expressões:

 

.

Obs: Utiliza-se somente parênteses para fazer agrupamento no Maple.

 

Para obter o resultado da última expressão, digita-se:

(  5^(-3) - (   4/8^(1/3)-6*(   35- 7/5  )  )  -10);

evalf( ", 6);  # para obter o resultado na forma de decimal com 6 algarismos significativos

 

Utilize a calculadora para encontrar o resultado  da última expressão da questão 3

 

4)    Represente cada um dos números  pelo produto de seus fatores primos e depois marque os números primos ou seja,  os  que não podem ser representados por um produto de outros números inteiros.

    a) 32            b) 81         c)243         d)29        e)17       f)2       g)23       h)252    i)257     j)99.

 

 Para encontrar a representação do  último digita-se:

ifactor( 99);      # ou traduzindo  ifactor para fatorespri

alias( fatorespri  = ifactor );   

fatorespri(99);

 

5)Encontre os divisores dos números da questão anterior e verifique o número de divisores dos números que foram  marcados na questão anterior por serem primos. Existe algo em comum?

 

Para encontrar o conjunto dos divisores do penúltimo digita-se:

with(numtheory): # para  ativar  pacote da teoria dos números

divisors( 257);      #  traduzindo 

alias( divisores  = divisors );   

divisores(257);

 

6)Encontre o termo desconhecido :

   ;               ;               ;           .

A primeira e última  questão estão resolvidos a seguir:

solve( x/69=23/13,  x); 

alias(resolva=solve);  ## traduzindo o  comando

resolva(    (x/4)  / 3  =  2 / (3/7),    x);

 

7)Fatore as expressões

;        ;        ;     ;      ;

 

Para encontrar o resultado da fatoração das duas últimas, pode-se digitar:

factor(x^5+1);

alias(fatore=factor);

fatore(x^7+1);

 

8)Encontre o quociente e o resto da divisões  em seguida  verifique se existe alguma regularidade nas respostas.  É possível  fazer alguma  régra?

                                                               

Para obter os resultados do ítem c   e      d   pode-se digitar:

quo(  (x^8+1),  (x+1),  x);     rem(  (x^8+1),  (x+1),  x);

alias(quociente=quo,  resto= rem);

quociente(  (x^8+1),  (x-1),   x);    resto(  (x^8+1),   (x-1),  x);

 

9)    Faça o desenvolvimento  das potências a seguir e descreva as regularidades que podem ser percebidas

Para obter o desenvolvimento da última digita-se

expand(  (a+b)^3 );

 

10)Simplifique as expressões

;         ;        .

Para simplificar a última digita-se

simplify(    x*y*z/(a*z*y)   ) ; 

normal(  x*y*z/(a*z*y)   ) ;

 

11)Resolva as equações  algébricas

                    

     

 

Para resolver as últimas digita-se

solve(x^5-6*x^4-5*x^3+2*x^2-x+7   ,  x  );

allvalues(");

alias(resolva=solve, valores=allvalues);

resolva(x^4-5*x^3+2*x^2-x+7   ,    x  );

#valores(“);

 

12) Resolva as diversas equações , inequações e sistemas

,                    ,              

,           ,        

 

  ;               

 

Para resolver o sistema do item a)  pode-se digitar

 s1:={ (x+y)^(1/2) = x-y ,  x^2+y^2=1 };

 solve(s1, {x,y} );

 

Para resolver as últimas duas equações pode-se digitar

solve(log[2](x)-log[2](5*x-6),x);

solve(2^(2*x)-2^(x+2)+4=0, x );

 

13)Racionalize os denominadores das seguintes expressões;

;     ;      ;      ;

Para  racionalizar a primeira e a última  expressão digita-se:

readlib(rationalize):## racionalização   oitava

(x+y)/(x+(3)^(1/2));

rationalize(");

4/3^(1/3);

 

14 )Converta os números decimais para frações ordinárias:

a)    0,125;   b) 0,3333333333;     c) 0,333;   d)1,666666666 ;      e)1,666;     f) 0,999999999;  g)0,99999.

 Os dois primeiros podem ser obtidos do seguinte  modo:

convert(  0.125,  fraction );

convert(  0.3333333333,   fraction );

convert(  0.3333333333,   fraction,  exact );  convert(0.3333333333, rational);

 

15)Arredonde os números decimais para  números inteiros

a)    20,5      b)20,4     c)20,8       d) 12,2       e)12,5     f)   12,9      g)7,2        i) 7,5       j)7,8   

 Para arredondar o primeiro valor pode-se digitar o seguinte:

n :=20.5;

trunc(n) ;  # despresa todas as casas decimais

floor(n);    # arredonda para inteiro  igual ou menor que x, mais próximo

 round(n) ; # arredonda para inteiro mais próximo

ceil(n);     # arredonda para inteiro igual ou maior que x, mais próximo

 

16) Faça o gráfico das funções

                  

;            ;        

Para fazer num só plano cartesiano os gráficos  das três primeiras funções pode-se digitar:

with(plots):   # para abrir o pacote gráfico do Maple e reconhecer  comandos  relacionados com gráficos

y1:=x+3;    y2:=x-3;       y3:=x;

plot(  {y1,y2,y3},  x=-10..10);

17.Exemplo de aplicação de resolução de sistemas

1)    Um feirante oferece 3 tipos de sacolas com verduras,  todas são vendidas a R$ 2,50.  A composição das sacolas é o seguinte:

 Sacola tipo 1:

2 maços de cenouras,   3 espigas de milho verde  e 1 repolho.

Sacola tipo 2:

3 maços de  cenouras,   1 espigas de milho verde  e 1 repolho.

Sacola tipo 3:

1 maço de  cenouras,   2 espigas de milho verde  e 2 repolho.

Deseja-se saber a que preço está  sendo  comercializado, por este feirante ,   cada maço de cenoura , cada espiga de  milho e cada cabeça de repolho?

 

>e1:=2*c+3*m+r-2.5;

>e2:=3*c+m+r-2.5;

>e3:=c+2*m+2*r-2.5;

>solve({e1=0,e2=0,e3},{c,m,r});

>##ou

>sistema:= { 2*c+3*m+r=2.5,      3*c+m+r=2.5,    c+2*m+2*r=2.5    } ;

> precouni:=solve(sistema, {c,m,r} );

>##  ou  somente

>solve(  { 2*c+3*m+r=2.5,      3*c+m+r=2.5,    c+2*m+2*r=2.5} ); 

 

18) Alguns  procedimentos  que podem servir como exemplo para estabelecer relações entre conteúdos 

## procedimento para comparar medidas de área e perímetro de retângulos  - conteúdo de quinta série

retangul:=proc(n)

    local i;

    print(  ` base,  altura, perímetro, área  `);

        for    i   to   n-1  do

        print(i,   n-i,   2*i+2*(n-i),   i*(n-i) );

        od;

 end:

 ### executar o procedimento anterior

retangul(10);

 

19) Uma “malha”  ou “loop”   para comparar juros simples e juros compostos variando o número de períodos -conteúdo de sexta série

c := 100; i :=  10;

for  t  to 10 do

tempo:=t ,    Js=decimal(c*i*t/100) ,  Jc=decimal(c*(1+i/100)^t -c):

od;

 

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