Esta apostila visa dar algumas noções básicas para o uso do aplicativo de matemática MatLab.
Este aplicativo usa computação numérica e com ele é muito fácil operar com matrizes, resolver problemas de álgebra linear, cálculo numérico e fazer gráficos. Pode-se também instalar o pacote para computação simbólica.
Neste trabalho, as sentenças precedidas por >> indicam instruções que podem ser digitadas para obter resultados enquanto o MatLab está na forma interativa.
O elemento básico do MatLab é a matriz retangular, e não requer dimensionamento. Antes de utilizar qualquer matriz, é necessário defini-la. Os elementos da matriz, que representam números, podem ser definidos dos seguintes modos:
a) através da entrada de uma lista de elementos explícitos;
b) gerados por uma função ou instruções;
c) criados por um programas;
d) lidos de arquivos de dados externos.
MATLAB tem seus recursos básicos estendidos através de "toolboxes" que são conjunto de funções ou "M-files" para áreas especializadas tais como processamento de sinais - Signal Processing Toolbox; sistemas de controle - Control System Toolbox; identificação de sistemas - System Identification Toolbox; otimização - Optimization Toolbox; redes neurais - Neural Network Toolbox, e vários outros . Os recursos instalados também podem ser estendidos pelo usuário através da implementação de funções MatLab M-files ou de rotinas escritas em linguagem C ou FORTRAN.
Porém não é possível transformar esta seqüência de instruções em programas executáveis, pois o MatLab não é uma linguagem de programação (como por exemplo Pascal, BASIC, C).
Usa-se a vírgula para separar os comandos que são dados em uma mesma linha. O MatLab não mostra os resultados dos comandos quando for colocado o “ ; “ (ponto e vírgula) após o comando. No final de uma linha de comando aciona-se enter.
Para o MatLab, a variável X é diferente de x. Esta diferença também é percebida no uso de comandos. Portanto, é preciso ter um cuidado especial, quanto ao uso de letras maiúsculas e minúsculas.
Não é possível reescrever uma linha em que já foi dado enter na posição onde esta se encontra, porém, pode-se aproveitar a digitação feita em linhas anteriores , pelas teclas com setas e .
Usa-se o símbolo % para indicar o início da parte da linha que será desativada. Portanto as observações devem ser precedidas deste símbolo.
O MatLab possui um “help” que poderá auxiliar o usuário no avanço dos estudos. Para obter informações mais detalhadas, sugere-se que o leitor acesse os seguintes endereços eletrônicos:
http://www.del.ufms.br/tutoriais/matlab/apresentacao.htm
http://www.frd.hpg.ig.com.br/tutoriais.html