UM POUCO DE CIÊNCIA SOBRE OS MATERIAIS

 

Sob o ponto de vista do conhecimento da Química, material é sempre constituído por uma ou mais substâncias. Cada substância, por sua vez, é constituída por um ou mais elementos químicos, como vimos. Se olharmos, então, para um grupo de materiais dos resíduos sólidos secos, os metais, por exemplo, podemos produzir novos entendimentos, que são importantes para a nossa formação escolar e de cidadania.

            Sob o nome de metais agrupamos várias substâncias e mesmo conjuntos de substâncias bem misturadas, como as ligas metálicas. Em nossas relações do dia-a-dia já formamos várias idéias e conhecimentos sobre os metais, por isso distinguimos facilmente um metal de outro material. As propriedades que permitem reconhecer determinado material como um metal não são facilmente expressas (explicadas) só com base nesses conhecimentos. Sabemos que os metais têm um brilho característico, têm uma certa resistência para serem dobrados e partidos, têm flexibilidade quando apresentados em pequena espessura, etc. Há até algumas características que nos permitem afirmar que determinado metal é alumínio, cobre, chumbo, ouro, ferro, zinco, etc.

 

  Exercício Coletivo: 

-         Quais foram os metais encontrados na porção de “lixo seco”?

-         Que outros metais você conhece?

-         Discutir usos de metais na atividade humana (histórica e atual) e o que representam e representaram na capacidade humana de lidar com as substâncias que compõem o mundo material.

-         Discutir sobre a origem (fonte) dos metais tão presentes em nosso dia-a-dia.

-         Pensar sobre o ciclo de renovação (ou não) dos metais.

 

          

          Já sabemos que os materiais são constituídos por substâncias diversas e que substância é constituída por elementos químicos. Cada substância tem um nome, é representada por uma fórmula química e possui um conjunto de características que a diferencia de outras substâncias, entre as quais a aparência, o estado físico ou fase, transformações que sofre no meio em que se encontra, etc.

            A representação química ou fórmula química permite saber, entre outras coisas, qual ou quais elementos constituem determinada substância. Se tivermos um elemento só, temos uma substância simples ou elementar, se tivermos dois ou mais elementos na fórmula representativa de substância, teremos um composto químico ou substância composta.

            Podemos representar, agora, os metais citados no texto: alumínio: Al(s); cobre: Cu(s); chumbo: Pb(s); ouro: Au(s); ferro: Fe(s); zinco: Zn(s).

            Ver que os metais, considerados aqui como substâncias puras, são substâncias simples ou elementares. Todas elas são sólidas nas condições ambiente de temperatura e pressão, por isso são representados com (s).

            Fazer, agora, a representação química de outros metais que você conhece.

            Uma maneira fácil de ampliar a sua lista de metais é consultar uma tabela muito usada no estudo da Química, a Tabela Periódica. Esta contém o símbolo químico dos elementos. O seu professor poderá mostrar que dos 90 elementos naturais existentes, cerca de 70 são elementos metálicos, isto é, constituem os metais como substância simples. Todos eles são sólidos na temperatura e pressão ambientes, exceto o mercúrio (Hg(l)) que é líquido. De forma genérica podemos representar as substâncias metálicas como M(s), em que M designa o símbolo do metal e (s) sua fase sólida comum ou estado físico sólido nas condições ambiente.           

Com essa informação você poderá ampliar muito a sua lista de metais. 

            Os metais com os quais estamos em contato em nosso cotidiano, dificilmente, são substâncias puras no significado químico da expressão substância pura. Alguns metais, como cobre (Cu(s)), zinco (Zn(s)), ferro (Fe(s)), Cromo (Cr(s)), e outros, podem ter a participação de outros elementos, geralmente metálicos. Na busca de melhorar certas características de metais, são produzidas as ligas metálicas, que podem ser pensadas como materiais ou misturas bem caracterizadas de dois ou mais metais. São exemplos de liga, diversos tipos de aço. Esse é sempre constituído pelo elemento ferro com a participação de outros elementos em pequenas quantidades bem definidas. A natureza dos outros elementos participantes da liga, bem como as suas quantidades, definem as características do aço desejado. Outras ligas importantes são utilizadas em jóias, como anéis, pulseiras, alianças. Para esses casos fala-se em “ouro branco”, ouro 18 quilates, 12 quilates, etc. Há, ainda, ligas muito conhecidas, como o bronze, o latão, e outros.

 

ATIVIDADE 8:   PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE LIGAS METÁLICAS

 

            Procure informar-se sobre os componentes das ligas citadas acima e outras que você conhece. Os livros de Química Geral costumam tratar desse assunto. Na Internet também podem ser encontradas muitas informações sobre esse tema.

            A presença de metais em nosso cotidiano é bem mais constante do que admite o nosso senso comum. Esses metais encontram-se nos compostos químicos ou nas substâncias compostas. Agora que você já tomou contato com a Tabela Periódica dos elementos químicos, e conseguiu localizar qualquer elemento metálico, pode perceber a sua presença sempre que é descrita a composição de algum material ou a sua formulação.

 

ATIVIDADE 9:   COLETA E IDENTIFICAÇÃO DE METAIS EM RÓTULOS E EMBALAGENS

 

           Pesquise a presença de metais em rótulos ou embalagens de alimentos, água mineral, tintas, cosméticos, remédios entre outros. Registre a freqüência com que participam certos metais. Logo verá que os metais,inicialmente desconhecidos por você, antes de aprender sobre a primeira organização da Tabela Periódica dos elementos químicos em metais e não metais, são muito freqüentes e participam de diversos compostos químicos.