Necrófagos
– são os animais que se
alimentam de cadáveres como, por exemplo, urubus,
besouros, formigas e larvas de moscas. Em outros ambientes, diferentes
animais também atuam como necrófagos, por exemplo hienas, siris,
caranguejos e camarões, entre outros.
Detritívoros
– são os animais que comem
detritos: restos de vegetais (ramos, folhas, flores, frutos que caem das
plantas), restos de animais (escamas, pêlos, penas que caem dos
animais, carapaças de insetos, ossos) ou ainda excrementos. Geralmente
os invertebrados necrófagos são também detritívoros como moscas,
besouros, formigas e outros pequenos animais de solo.
Microdecompositores
– são microrganismos que agem
sobre os corpos de outros organismos mortos e sobre os restos de animais
e vegetais simultaneamente aos necrófagos e detritívoros, completando
a decomposição.
Quanto
mais heterogêneos forem os materiais que constituem o lixo úmido,
maior será a diversidade dos decompositores e melhor será seu equilíbrio
nutricional. Deve-se atentar, ainda, para a boa aeração, mantendo a
melhor porosidade possível e evitando a compactação. Consegue-se essa
situação adicionando materiais palhosos, conforme descrito página
anterior. Também é importante levar em consideração o tamanho das partículas
dos resíduos. Quanto mais triturado o resíduo, maior será o número
de partículas e, portanto, maior a superfície de contato entre os
microrganismos e o meio, propiciando um ambiente mais favorável à
reprodução dos microrganismos e, conseqüentemente, gerando maior
rapidez nas transformações do lixo úmido.
Apesar
dos cuidados, poderá haver uma grande variação no processo e nos
resultados. São variáveis importantes a temperatura, a umidade do ar,
a umidade do material, o tipo de material, a aeração da caixa, etc.
Cada processo de compostagem será único, devendo, por isso, ser
cuidadosamente descrito e analisado pela turma responsável.
Na
Atividade 8
são descritos todos
os procedimentos para acompanhar e monitorar a compostagem a qual poderá
levar de 30 a 40 dias. Durante esse tempo são propostas outras
atividades e estudos relativos aos resíduos sólidos. Podemos, por
exemplo, refletir sobre a composição do material que compõe o LIXO ÚMIDO,
através da leitura e do estudo do texto que segue. Esse texto, em sua
íntegra, é mais adequado para o 4º ciclo (7ª e 8ª séries).
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