RESÍDUOS SÓLIDOS PROVENIENTES DAS ATIVIDADES HUMANAS  

 

A atividade cotidiana das pessoas produz resíduos ou restos que constituem o lixo, sobre o qual temos muito que pensar e aprender. Hoje o lixo tornou-se um problema que diz respeito a todos.

ATIVIDADE 1:    APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO TEMA LIXO  

 

    Em nossas casas costumamos ter recipientes especiais que denominamos “lixos”. Dizemos: “coloca no lixo!”. Vamos discutir sobre o significado “lixo” e “lixeira” em nossas casas, na escola e em outros ambientes (na rua, na praça, na sorveteria, na lancheria, etc).

As primeiras idéias e conclusões podem ser resumidas no quadro da sala de aula, para um aprofundamento e produção de novos olhares para as expressões “lixo no lixo” e “lixo na lixeira”.

Para uma organização mais elaborada do conceito (idéia) de lixo e lixeira, fazer uma consulta a dicionários da língua portuguesa.

A produção de resíduos sólidos na atividade humana do dia-a-dia (cotidiana) exige atitudes e hábitos convenientes. Em muitos locais e cidades aparecem exortações como: não jogue lixo nas ruas, lixo orgânico e inorgânico, lixo seco e lixo úmido, lixo seco e lixo reciclável, entre outros. Você pode complementar esta lista com outras exortações, ordens ou estímulos para uma atitude correta.  

 

 

                            Fig.1: Símbolos relacionados a alguns resíduos sólidos

Vidro            Plástico –PET[1]                 Alumínio                         Aço                          Papel

Fonte: fichas técnicas do CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem. Rua Pedroso Alvarenga, 1254 cj 52. 04531004 – São Paulo/SP. Home Page: www.cempre.org.br

 

        O CEMPRE produziu fichas técnicas e outras publicações com informações importantes para gerar atitudes e hábitos ecologicamente corretos. É importante conhecer materiais como esses e, para obtê-los tente entrar em contato com essa ONG (Organização Não-Governamental).

        Você pode começar a observar a presença de alguns desses símbolos em diversos tipos de embalagens. Faça esse exercício de observação e discuta o destino correto desses resíduos.

        O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), pela Resolução nº 275 de 25 de abril de 2001, estabelece cores que indicam o destino correto para cada material, conforme tabela 1.

        Tabela 1: Cores estabelecidas para a separação dos resíduos sólidos

Cor

Material

Verde

Vidros

Vermelho

Plásticos

Amarelo

Metais

Azul

Papéis

Preto

Madeiras

Laranja

Resíduos perigosos

Branco

Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde

Roxo

Materiais radioativos

Marrom

Resíduos orgânicos (lixo úmido)

Cinza

Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou misturados não passíveis de separação

 

Em países que não são de idioma português, como entenderíamos as orientações sobre o lixo (símbolos e cores)? 

Discuta como os países de língua espanhola, inglesa, alemã, italiana, francesa e outras tratam essa questão. Você pode informar-se junto a professores de língua estrangeira, pessoas que viajaram para o exterior, Internet e outras fontes.

 

 

        A nossa preocupação, agora, voltar-se-á para o lixo doméstico, mais especificamente, para os Resíduos Sólidos Domésticos (RSD). Para isso vamos executar algumas atividades e procurar entendê-las sob o ponto de vista das ciências, com propósito, também, de desenvolver atitudes e hábitos no que diz respeito a procedimentos corretos com o nosso lixo.

        Os RSD são misturas de muitos tipos de materiais, sobre os quais queremos refletir e conhecer mais. Poderíamos fazer uma atividade sobre um lixo real produzido em nossas casas, mas isto criaria alguns problemas para nossa atividade na escola[2]. Para trabalharmos com mais segurança, vamos observar resíduos preparados para esse fim, com uma separação prévia.

[1] Há vários tipos de plásticos, conforme especificado aqui, um dos quais é o PET

[2]  Em comunidades onde já existe coleta seletiva, a separação prévia já existe e nesta caso a  Atividade 1 é desnecessária.